UFMT realiza nesta terça 2ª turno de consulta para escolher próximo reitor | …

A candidata à reitoria da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Marluce Aparecida e o atual reitor Evandro Soares, se enfrentam nesta terça-feira (2) pelo segundo turno da consulta pública acadêmica para o quadriênio 2025/2028. Ambos fizeram disputa acirrada no primeiro turno, com diferença de apenas sete votos entre as duas chapas, sendo a de número 2 – encabeçada por Evandro – a primeira colocada com 1.887 votos. Marluce é candidata pela chapa 1.

A vitória nas urnas nesta terça, no entanto, não garante a posse do cargo. Isso porque a escolha final é feita pelo presidente da República, Lula (PT), juntamente com o Ministro da Educação, Camilo Santana (PT-CE), a partir da lista tríplice encaminhada pela instituição. A expectativa é de que seja respeitada a escolha da comunidade e o candidato mais votado seja o novo reitor.

Reprodução

Evandro Soares e Marluce Aparecida

O primeiro turno foi disputado no dia 6 de março, onde Evandro, que tem como vice a professora Márcia Hueb, totalizaram cerca de 32,5% dos votos válidos, considerando a proporção de 1/3 de peso para cada categoria (docentes, discentes e técnicos). Já a chapa de Marluce, que tem como vice o professor Silvano Macedo Galvão, conquistou 26,34% dos votos.

Do total de 31 mil pessoas que estavam aptas a votarem, apenas 7 mil compareceram no primeiro turno. O quadro é de aproximadamente 2.700 docentes, 29.000 discentes de graduação, 2.000 discentes de pós-graduação e 2.400 servidores técnicos-administrativos, envolvidos em atividades de ensino, pesquisa e extensão presenciais, além de 2.500 estudantes no Ensino à Distância (EaD) em 24 polos distribuídos em diferentes municípios.

Atualmente, a instituição oferece 101 cursos de graduação e 56 de pós-graduação (mestrado, doutorado e especialização) de qualidade reconhecida, que formam profissionais de diversas áreas para atenderem a população do estado e do país.

Terceiro colocado

Para fechar a lista tríplice, vale ressaltar que o terceiro colocado não é, necessariamente, o terceiro mais votado. Os conselhos universitários se reúnem e escolhem o terceiro nome para formação da lista tríplice. Disputam essa última vaga a chapa 3, formada pelos professores Marcus Silva da Cruz como candidato a reitor e a professora Lisiane Pereira de Jesus para vice – que recebeu 1.717 (23,4%) – e a chapa 4, que tem como candidata à reitoria a professora Iramaia Jorge Cabral de Paulo e o professor Alex Neves Junior como vice, e conquistou 1.378 votos (16,7%).



Fonte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *