Outro aumento da taxa do Fed mantém a política modestamente apertada

O aumento da taxa de um quarto de ponto de ontem era esperado. No entanto, há um debate sobre se outra rodada de aperto nas políticas é sensata após a recente turbulência bancária após o colapso do Silicon Valley Bank (SVB).

O presidente do Fed, Jerome Powell, racionalizou parcialmente o aumento, dizendo que a implosão do SVB foi um “outlier”, enquanto o sistema bancário em geral permanece “sólido”. Em um anúncio de aumento de tarifa na quarta-feira seguinte, ele disse aos repórteres:

“Este era um banco atípico”, alertando que a combinação de uma alta porcentagem de depositantes sem seguro (contas acima de US$ 250.000) e a má administração do risco de duração do banco derrubaram o SVB. “Essas não são fraquezas que existem amplamente no sistema bancário.”

Talvez, embora as ações de bancos regionais (NYSE:) tenham caído ontem, o que sugere que os investidores ainda estão avaliando o que fazer com a política do Fed, que ainda pressiona por aumentos de juros em um momento de maior risco para o setor financeiro.

Gráfico Diário KRE

Um novo conjunto de projeções econômicas divulgadas ontem pelo Fed – o chamado dot plot – aponta para taxas de juros chegando a um pico de 5,1% neste ano, o que implica mais uma alta de juros.

Os futuros dos fundos do Fed, no entanto, estão atualmente estimando uma perspectiva mista para a próxima reunião do FOMC em 3 de maio. As probabilidades implícitas para a perspectiva da taxa são mais ou menos uma oscilação entre colocar os aumentos das taxas em pausa contra outro aumento de ¼ ponto.

Probabilidade de futuros para Fed Funds

Probabilidade de futuros para Fed Funds

O rendimento do Tesouro sensível à política diminuiu ontem, sugerindo que o mercado de títulos não está convencido de que outro aumento de taxa seja provável.

Gráfico diário UST2Y

Enquanto isso, um modelo simples de uso e sugere que a política do Fed permanece levemente rígida após a alta de ontem de ¼ de ponto. (Observação: o gráfico abaixo apresenta os dados de desemprego e inflação de fevereiro como estimativas para março.)

Fed Funds vs Taxa de Desemprego + Taxa de Inflação ao Consumidor

Fed Funds vs Taxa de Desemprego + Taxa de Inflação ao Consumidor

Mesmo sem aumentos adicionais das taxas, Powell informou que a turbulência bancária recente criará novos ventos contrários para a economia. Com efeito, a reação relacionada ao SVB é um aumento de taxa de fato, ele sugeriu, explicando:

As condições financeiras parecem ter se apertado, e provavelmente mais do que dizem os índices tradicionais. … A questão para nós, porém, é quão significativo isso será – qual será sua extensão e qual será sua duração. Estaremos olhando para ver o quão sério é isso e parece que vai ser sustentado. E se for, poderia facilmente ter um efeito macroeconômico significativo, e levaríamos isso em consideração em nossas decisões políticas.

Diane Swonk, economista-chefe da KPMG, disse:

“O resultado final é: as condições de crédito vão apertar, e o Fed está reconhecendo isso. O Fed gostaria de um resfriamento lento. Eles simplesmente não querem um congelamento profundo. E isso aumenta as chances de que a economia caia no gelo.”

Fonte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *