As obras do artista plástico, Walmir Leite, que representam a “Cuiabá Antiga” e preservam a técnica da pintura com espátula, raramente utilizada em quadros contemporâneos, fazem parte do acervo cultural do Sistema Fecomércio-MT, por meio do Serviço Social do Comércio (Sesc-MT). Agora, as obras serão apresentadas em uma exposição entre os dias 6 e 30 de abril.
O evento irá reunir diversas atrações culturais, em alusão ao aniversário de 304 anos da capital.
Os desenhos de Walmir são fruto de pesquisas bibliográficas e orais, em longas conversas com personagens que assinam, testemunharam ou conviveram com os protagonistas de acontecimentos que marcaram a história de Cuiabá.
O comprometimento do artista em se aproximar o máximo possível da realidade cenográfica é lido em forma de cor, a partir das retratações nostálgicas que se confundem com poesia.
Leite faz um convite velado a reeducação do olhar do público, conduzindo uma reflexão sobre o passado, capaz de transmitir sensações sobre a dinâmica da cidade, desacelerada no passo do menino que empina pipa onde hoje correm os carros, e também dialoga sobre a modernização das profissões ao ilustrar ofícios extintos pelo tempo, como o “lenhateiro”, responsável por fornecer às dispensas a lenha utilizada pelas cozinheiras, de acordo com a organização.
Fonte: G1/MT