Toshiba: lucros recuam no 3º trimestre e COO renuncia por uso impróprio de orçamento

A Toshiba cortou suas estimativas de ganhos anuais após desempenho ruim no terceiro trimestre do ano passado. Além disso, seu COO, Goro Yanase, renunciou ao cargo por uso inapropriado do orçamento voltado ao entretenimento.

O desempenho abaixo do esperado e a saída de Yanase se deu em momento de análise de proposta de compra de consórcio liderado pela empresa de private equity Japan Industrial Partners, ou JIP. Os resultados fracos “tornariam difícil para um licitante oferecer um preço alto [para uma compra]”, disse Yoshiharu Izumi, analista sênio de ações da SBI Securities.

publicidade

Leia mais:

A Toshiba se recusou a comentar os detalhes da proposta do JIP, mas o presidente do conselho, Akihiro Watanabe, disse em comunicado que é “importante chegar a conclusão sobre as alternativas estratégicas da empresa o mais rápido possível e começar a trabalhar para nova etapa”.

O consórcio JIP apresentou proposta formal na semana passada, depois que fontes disseram que os investidores haviam garantido 1,4 trilhão de ienes em compromissos de empréstimo para sua aquisição, incluindo linha de compromisso de 200 bilhões de ienes para capital de giro.

A proposta final de aquisição também incluiria parcela de capital de cerca de 1 trilhão de ienes, disseram as fontes, acrescentando que muitos detalhes do possível acordo ainda precisam ser corrigidos.

Uma compra, se bem-sucedida, traçaria linha sob anos de turbulência para o conglomerado industrial, desde escândalos contábeis, grandes perdas, preocupações com a governança corporativa, bem como atritos com investidores ativistas que levaram a revisão estratégica.

Atingida pela demanda pequena por HDs de clientes de data centers, a Toshiba anunciou que seu lucro operacional trimestral caiu 88%, para US$ 40,4 milhões. A companhia também assumiu grande encargo relacionado a projeto antigo de seus negócios relacionados a geração de energia, além de perda de avaliação em nova queda nas ações de sua unidade de impressoras, a Toshiba Tec.

A estimativa de lucro para o ano terminado em março foi reduzida em um quarto, para 95 bilhões de ienes. Como se não bastasse, a Kioxia, fabricante de chips de memória controlada pela Toshiba em 40,6%, caiu para prejuízo líquido de 84,6 bilhões de ienes no trimestre por conta da demanda pequena por PCs e smartphones.

Com informações de Reuters

Imagem destacada: nitpicker/Shutterstock

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!



Fonte

5 thoughts on “Toshiba: lucros recuam no 3º trimestre e COO renuncia por uso impróprio de orçamento

  1. Attractive section of content. I just stumbled upon your
    weblog and in accession capital to assert that I acquire actually enjoyed account your
    blog posts. Any way I’ll be subscribing to your augment and even I achievement you access consistently rapidly.
    I saw similar here: Sklep online

  2. Howdy! Do you know if they make any plugins to help with SEO?

    I’m trying to get my blog to rank for some targeted keywords but I’m
    not seeing very good gains. If you know of any please share.
    Thank you! You can read similar text here: E-commerce

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *