Taxa do Tesouro de 10 anos deve cair à medida que a inflação diminui

O continua a ser negociado bem acima da estimativa de valor justo do CapitalSpectator.com, mas os dias de um grande prêmio parecem contados. À medida que aumentam as evidências de que continuam a diminuir, a oferta monetária permanece fortemente negativa em uma base contínua de um ano e a economia enfrenta ventos contrários mais fortes, aumentam as chances de que a lacuna entre o rendimento atual de 10 anos e nossa estimativa de valor justo diminua .

A questão é se a estimativa de valor justo aumentará, a taxa de 10 anos cairá ou um pouco de ambos. O mercado já reduziu ligeiramente a taxa de 10 anos desde a atualização do mês passado. Nas negociações de ontem, o rendimento de referência foi de 3,45% (em 13 de abril), ou quase 20 pontos-base abaixo desde a atualização de 15 de março, quando eu:

“Minha opinião é que a maior parte do estreitamento do spread será suportada por um rendimento de mercado mais baixo. Isso se baseia na suposição de que a inflação continuará diminuindo e o crescimento econômico permanecerá relativamente moderado, na melhor das hipóteses”.

Gráfico diário UST10Y

Essas condições permanecem em jogo quando o segundo quarto começa. Como ontem, a tendência de inflação ao consumidor nos EUA continuou diminuindo em março. No entanto, ainda se espera que o Federal Reserve aumente sua taxa de referência em ¼ de ponto novamente na próxima reunião do FOMC em 3 de maio. que a taxa de referência atingiu o pico.

O valor justo da taxa de 10 anos caiu para 2,76% em março, um pouco abaixo da estimativa do mês anterior. O valor justo é baseado na média de três modelos, definido aqui.

Rendimento do Tesouro de 10 anos vs Média  De três estimativas de modelo de valor justo

Rendimento do Tesouro de 10 anos vs Média De três estimativas de modelo de valor justo

O rendimento do mercado ainda é quase 1 ponto percentual maior, o que sugere que os investidores continuam supervalorizando esta Nota do Tesouro por uma margem relativamente ampla. Graus moderados de supervalorização e subvalorização são normais, é claro, em parte porque nenhum modelo captura totalmente todos os fatores que determinam os preços dos títulos em tempo real. No entanto, a extensão da supervalorização ultimamente tem sido extrema, conforme mostrado no gráfico abaixo – uma condição que aumenta a expectativa de que o rendimento de 10 anos atingiu o pico no curto prazo e provavelmente cairá.

Rendimento do Tesouro de 10 anos menos Média.  Estimativa de valor justo

Rendimento do Tesouro de 10 anos menos Média. Estimativa de valor justo

O que mudaria o cálculo em favor de uma taxa fixa ou superior de 10 anos? A retomada do ritmo da inflação é o principal candidato, juntamente com um crescimento econômico mais firme do que o esperado. Mas em ambas as frentes, espera-se que os números sejam mais baixos no curto prazo. Por sua vez, o prêmio relativamente alto da taxa de 10 anos parece destinado a diminuir nos próximos meses.

Fonte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *