O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) marcou o julgamento de mais cinco jogadores investigados na Operação Penalidade Máxima I. O lateral-direito Mateusinho, do Cuiabá, será um dos jogadores que serão julgados no dia 6 de junho (terça-feira), às 11h30 (de Brasília), pela 5ª Comissão Disciplinar, no Plenário da Procuradoria.
Além do atleta do Dourado, Allan Godói , (Operário-PR), André Luiz (Ituano), Paulo Sérgio (Operário-PR) e Ygor Ferreira (Sampaio Corrêa) também serão julgados por possível participação em fraudes de resultados no futebol brasileiro.
AssCom Dourado
Os jogadores foram denunciados pela Procuradoria em diferentes artigos do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD). Entre as punições previstas então a suspensão de até 720 dias; suspensão de seis a 12 jogos, multas de até R$ 100 mil acumulativas e banimento de exercer atividade de profissional no futebol nacional.
O jogador do Cuiabá, o Mateusinho, é acusado de fraudar resultados de jogos da Série B do Campeonato Brasileiro de 2022. Na época, ele defendia o Sampaio Corrêa-AM, quando foi aliciado para cometer um pênalti na vitória por 2 a 1 sobre o Londrina, pela última rodada da Série B. O atleta não foi afastado do clube auriverde e segue atuando normalmente no Brasileirão. O atleta, inclusive, foi suspenso preventivamente por 30 dias pelo STJD.
Bagulho doido
No início deste mês foram divulgadas conversas interceptadas de Mateusinho que na época defendia o Sampaio Corrêa-AM teria atuado para fraudar resultados, em favor de um grupo de apostadores, em troca de um montante.
“Pacilo, pô rapá eu sou bagulho doido. Me deu uma missão pra mim matar… ou mato ou morro mano. Não tinha jeito mano. Eu falei Ihh.. Alguém vai se f** aí, porque eu vou dar o carrinho”, disse o lateral em áudio transcrito pelo Ministério Público de Goiás.
Ao todo, são 15 jogadores denunciados pelo Ministério Público de Goiás (MPGO) por fraudes visando à manipulação de resultados em 13 partidas de futebol, sendo 8 do Campeonato Brasileiro da Série A de 2022, 1 da Série B de 2022 e 4 de campeonatos estaduais realizados em 2023.
Tornaram-se réus os jogadores Bruno Lopez de Moura (vulgo BL), Ícaro Fernando Calixto dos Santos, Luís Felipe Rodrigues de Castro (vulgo LF), Victor Yamasaki Fernandes (vulgo Vitinho), Zildo Peixoto Neto, Thiago Chambó Andrade, Romário Hugo dos Santos (vulgo Romarinho), William de Oliveira Souza (vulgo Mclaren), Eduardo Gabriel dos Santos Bauermann, Gabriel Ferreira Neris (vulgo Gabriel Tota), Victor Ramos Ferreira, Jonathan Doin (vulgo Paulo Miranda), Pedro Gama dos Santos Júnior, Fernando José da Cunha Neto, Matheus Phillipe Coutinho Gomes e Igor Aquino da Silva (Igor Cariús).