O Supremo Tribunal Federal (STF) condenou outros dois mato-grossenses por participação nos ataques de 8 de janeiro, em Brasília. Em decisão unânime, André Luiz Vilela, morador de Jaciara, e Jairo de Oliveira Costa, de Campo Verde, foram condenados a 12 anos de prisão. As penas foram publicadas no dia 25 de abril.
Ambos foram condenados por associação criminosa armada, dano qualificado e deterioração do patrimônio tombado. As sentenças somadas chegam aos 12 anos de prisão.
André Vilela e Jairo Costa foram presos em flagrante nas imediações da Praça dos Três Poderes no dia do ataque. Ambos estavam com estilingues. O primeiro também carregava um pedaço de madeira, já o segundo tinha um facão em mãos.
Hugo Barreto/Metrópoles
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, que assina a decisão publicada no dia 25 de abril
Na decisão, assinada pelo relator, o ministro Alexandre de Moraes, eles também foram condenados ao pagamento de R$ 30 milhões a título de danos morais coletivos. O valor deverá ser quitado de forma solidária com todos os que vierem a ser condenados.
Ataque
O ataque às sedes dos Três Poderes e à democracia é sem precedentes na história do Brasil. Os terroristas quebraram vidraças e móveis, vandalizaram obras de arte e objetos históricos, invadiram gabinetes de autoridades, rasgaram documentos e roubaram armas.
De acordo com o STF, foram instauradas 1.354 ações penais contra participantes dos atos antidemocráticos. O primeiro réu foi condenado em 14 de setembro. No total, 2.170 pessoas acabaram presas em 8 e 9 de janeiro.