Spreads de títulos de alto rendimento indicam tensões de alívio em 2023

observamos dois sinais de liderança de mercado, um positivo (liderança em semicondutores e tecnologia) e um potencialmente negativo (saúde em relação ao mercado amplo). O fundo potencial na relação XLV/SPY parece menos potencial uma semana depois (positivo para os mercados), já que o possível mínimo ficou fora de forma e a liderança em tecnologia de semi e curto prazo ainda está intacta.

Esta semana, vamos ver um sinal mostrando que as tensões de 2022 continuam diminuindo em 2023. Muito claramente, os spreads de títulos de alto rendimento ainda não indicam uma corrida para a segurança ou uma crise de liquidez de qualquer tipo. Em outras palavras, deste ponto de vista, o tema do rali Q4-Q1 continua vivo.

O pico de 2020 no spread veio logicamente com um susto de deflação, e o mercado de baixa de 2022 começou em conjunto com uma moagem mais alta no spread. É uma ferramenta que nos diz que ainda não há problema em especular a longo prazo e ainda não há problema em especular a descoberto, a menos que você, ao contrário de mim, tenha estômago para vender a descoberto contra um mercado intermediário de tendência de alta com sinais intactos como este.

Spread de alto rendimento dos EUA

Em novembro, rotulei o rali projetado de “rali Q4-Q1”. Foi projetado e nascido de um sentimento extremamente pessimista, alívio inflacionário projetado e, por extensão, alívio falcão do Fed, e o padrão pós-eleitoral, que é positivo em média no próximo ano.

O que queremos fazer é usar uma imagem como a acima para a) perceber que uma visão imparcial da situação mostra um pano de fundo intacto e benéfico de um importante indicador macro e b) estar alerta para qualquer mudança no status de este e outros indicadores (uma coisa importante que vem à mente seria uma reversão futura de inversão para inclinação da e outras curvas de rendimento).

Conclusão

O indicador High Yield Spread atualmente beneficia os componentes baseados nos EUA (pelo menos) do amplo rali das ações. Se esta e outras condições benéficas persistirem, o rali deve durar. E só porque eu o rotulei como rali Q4-Q1 meses atrás, não significa que não possa se estender além de março. Mas deixaremos várias indicações (por exemplo, técnica, sentimento, macro) como de costume.

Enquanto isso, falando em curva de juros, vamos deixar o segmento com a visão de longo prazo mostrada na semana passada. A curva está se invertendo cada vez mais profundamente, e geralmente não é na fase de inversão que a diversão* começa; é quando a próxima curva começar que veremos uma reviravolta em todo o pensamento pré-programado dos participantes do mercado de hoje; homem, mulher, máquina, Ma, Pa e patrono do cassino.

Portanto, esta linha que avança para o sul pode ser interpretada como alinhada com a suave tendência de baixa no spread de alto rendimento acima. É quando concluem suas tendências de baixa que a ação começa.

Curva de rendimento de 10-2 anos

* Diversão é definida aqui como caos, o que pode ser divertido para alguns que se prepararam da maneira certa, mas doloroso para muitos mais.

Fonte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *