No fim de semana passado, analisamos o dólar americano, que estava começando a mostrar alguma força, pois está tentando encontrar um fundo após uma forte liquidação que pode afetar muitos setores diferentes do mercado. Hoje, gostaria de focar no TNX, rendimento de títulos de 10 anos, pois parece estar pronto para outro movimento mais alto.
Eu gostaria de começar com o gráfico de 2 horas de curto prazo para o gráfico de 50 anos de longo prazo para tentar entender onde o TNX estava e onde é provável que vá no longo prazo. prazo. Este primeiro gráfico é uma olhada de 2 horas no TNX, que mostra a atuação do preço saindo da cunha de alta de dezembro com um intervalo de quebra.
O próximo é o gráfico diário de longo prazo, que remonta a cerca de um ano e mostra a bandeira de alta de 2022 com uma boa quebra limpa e backtests. O movimento de impulso que se seguiu é como um movimento de impulso deve parecer, forte e implacável.
Esse movimento de impulso terminou com a formação do topo H&S, que é o primeiro ponto de reversão na cunha negra de alta em queda, que mostra uma quebra acima do trilho superior na semana passada. Como você pode ver, a linha de tendência inferior tem 2 fundos duplos menores e um backtest antes de subir. Uma vez que existem 4 pontos de reversão concluídos, a cunha descendente de alta está completa com um possível backtest para concluir o processo de quebra e backtesting.
Agora, recuaremos um pouco mais no tempo e veremos a ação do preço desde a baixa de 2020. Desde o crash de 2020, o TNX tem se movido para cima em um canal paralelo de tendência de alta que mostra o padrão de consolidação do triângulo, a bandeira de alta e a cunha de queda atual. O ema de 30 semanas também tem feito um bom trabalho em manter o suporte, especialmente durante um movimento de impulso.
Voltando ainda mais no tempo, o TNX construiu um fundo H&S inverso bastante grande e bastante simétrico, como mostra a linha de simetria do decote, que mostra a parte inferior dos ombros esquerdo e direito. Uma vez que a quebra e o backtest foram concluídos, seguiu-se um forte movimento de impulso, que levou a ação do preço até a alta anterior de 2018, onde se formou a bandeira azul de alta, o que é normal.
Depois que a bandeira de alta concluiu seu trabalho de consolidação abaixo da máxima de 2018, a ação do preço atingiu uma nova máxima para sair da mínima de 2020. Desde a fuga, o TNX vem construindo outro pequeno padrão de consolidação, uma cunha de alta em queda, logo acima da alta de 2018, que geralmente é uma configuração muito alta.
Lembre-se desse fundo de H&S inverso de três anos, pois ele desempenha um papel fundamental no cenário de longo prazo do TNX.
Em 1981, as taxas de juros começaram seu mercado de baixa que duraria até a primavera de 2020, cerca de 39 anos. Como você pode ver, as altas taxas de juros produziram um topo de H&S que reverteu o mercado altista anterior. Nos 39 anos seguintes, as taxas de juros formaram um padrão de consolidação após o outro em um mercado de baixa estável e implacável.
O último padrão de consolidação que o TNX formou em seu mercado de baixa foi o padrão de consolidação do retângulo preto. Como você pode ver, pouco antes do rompimento abaixo do trilho inferior, houve um pequeno salto e, em seguida, o crash/capitulação moveu-se para a baixa do mercado de baixa. Aquele pequeno ressalto do trilho inferior do retângulo preto acabou sendo o ombro esquerdo do fundo H&S. Esse fundo inverso de H&S foi necessário para reverter o mercado de baixa de 39 anos, o que aconteceu. Este fundo de H&S é o mesmo fundo de H&S do gráfico semanal acima.
Este gráfico de barras trimestral para o TNX mostra como o trilho superior do declínio de 39 anos manteve a resistência. Neste gráfico de barras, o último padrão de consolidação foi um triângulo de expansão de fundo plano com o último ressalto mostrando o ombro esquerdo. Observe como a quebra é limpa do decote inferior H&S inverso, o trilho superior da linha de tendência de baixa de 1981 e o rompimento atual e o backtest acima do trilho superior do triângulo de expansão de fundo plano em expansão azul.
O TNX também está fazendo algo que não consegue fazer desde a alta de 1981: fazer uma alta mais alta, o que é incrível quando você pensa sobre isso.
Abaixo está um gráfico de combinação com o rendimento de títulos de 30 anos no topo com o TNX, rendimento de títulos de 10 anos na parte inferior. Durante esse mercado de baixa de 39 anos, a ação do preço permaneceu no canal superior durante a maior parte do declínio no TYX.
Eu mostrei a você esta técnica muitas vezes no passado, quando você tem um canal paralelo forte e a ação do preço quebra abaixo do trilho inferior, o canal superior original pode dobrar de tamanho, conforme mostrado pelos retângulos pretos. O TNX formou mais dois canais paralelos para o lado negativo, mostrando a baixa do mercado de baixa de 39 anos.
Os mercados de alta e baixa das taxas de juros podem durar muitos anos antes de mudarem de direção. Abaixo está um gráfico de 200 anos para o TNX, que mostra seus mercados de alta e baixa de longo prazo. Este gráfico de 200 anos termina em 2020, exatamente quando a mínima histórica estava sendo estabelecida. Olhando para o gráfico acima, você pode ver o aumento nas taxas de juros desde a baixa de 2020.
Escrevi isso em abril de 2022, mostrando o TNX. Você pode comparar onde as taxas de juros estavam em abril de 2022 abaixo e onde estão agora no gráfico combinado acima:
Gráficos mensais de longo prazo para o TYX e TNX.
Abaixo está um gráfico de combinação mensal de longo prazo que mostrei a você ao longo dos anos, que mostra os rendimentos dos títulos de 30 anos e dez anos presos dentro do principal canal de tendência de baixa desde sua alta histórica em outubro de 1981. Primeiro, observe o topo do H&S que se formou no final do último ciclo das taxas de juros em 1981. Essa tendência de baixa durou 39 anos até março de 2020. O fim de um grande ciclo geralmente termina em um movimento de capitulação, setas azuis, com um movimento vertical, neste caso, para baixo.
Temos seguido esse fundo de H&S em outro gráfico semanal para o TNX bem antes do rompimento de sua linha de pescoço, o que garante que a tendência de queda de 39 anos nas taxas de juros tenha chegado a um fim climático, embora o trilho superior ainda não tenha sido quebrado.
Demorou 39 anos para passar de 15% em 1981 para 1/2% em março de 2020. Que macroevento incrível.
Este último gráfico de hoje é uma visão de longo prazo da curva de rendimento invertida. Ao longo dos últimos 30 anos, cada vez que a curva de rendimentos ficava abaixo da linha zero, mostrava alguma fraqueza. Durante os mercados de baixa de 2000 e 2007, a curva de rendimento ficou abaixo da linha zero por um longo período, levando a uma recessão e mercado de baixa.
Atualmente, a curva de juros é a mais baixa que já esteve e ainda está em declínio. As áreas sombreadas em marrom mostram quando a curva de juros caiu abaixo da linha zero e, em seguida, subiu até a linha zero. Não foi até que a curva de rendimentos se moveu acima da linha zero que o mercado baixista se consolidou, conforme mostrado pelas setas para trás no SPX.
Os gráficos de longo prazo acima sugerem fortemente que o mercado de baixa nas taxas de juros terminou durante a queda da pandemia em 2020, após 39 anos de declínio. Observe a alta histórica do TNX no gráfico de 200 anos acima, que atingiu o topo em 1981. Se você se lembra, o ouro atingiu o pico em 1980.