Os preços do petróleo bruto caíram apesar dos cortes da OPEP

Há mais de três semanas, a OPEP juntou-se à queda de 500.000 barris por dia da Rússia e anunciou cortes significativos na produção de petróleo. A Organização dos Países Exportadores de Petróleo, liderada pela Arábia Saudita, reduziu sua produção diária em 3,66 milhões de bpd desde outubro de 2022. Após essa notícia, o petróleo bruto compreensivelmente abriu com uma lacuna para cima na segunda-feira, 3 de abril.

Apesar desse estouro inicial, no entanto, os cortes até agora não conseguiram iniciar uma alta sustentada no preço do petróleo. Na verdade, caiu drasticamente, de US$ 82,58 para US$ 76,43 o barril em menos de duas semanas. Dada a promissora recuperação econômica da China, a queda recente é ainda mais desconcertante. É verdade que, no início de maio, espera-se que o Fed adicione mais 25 bps à sua série de aumentos nas taxas de juros. Isso pode causar uma recessão mais adiante. Mas a economia dos EUA está mostrando uma resiliência surpreendente até agora, e a inflação já está desacelerando.

Então, como explicamos a queda do WTI quando todos os fatores macro fundamentais estão em alta? Felizmente, não precisamos nos preocupar com essas explicações posteriores porque a análise de Elliott Wave realmente nos ajudou a prever a queda com antecedência. O gráfico abaixo, compartilhado com nossos assinantes do Elliott Wave Pro em 12 de abrilmostra como.

Gráfico de 1 hora de petróleo bruto WTI, 12 de abril

Gráfico de 1 hora de petróleo bruto WTI, 12 de abril

O gráfico horário revela que o gap de alta após o anúncio do corte de produção da OPEP se encaixa na posição da onda iii de 3 de um impulso de cinco ondas. O padrão estava em andamento desde o fundo em $ 64,33 e já estava chegando ao fim em 12 de abril. Nós o rotulamos de 1-2-3-4-5, onde as cinco sub-ondas da onda 3 também eram visíveis.

Um novo swing de alta deveria ocorrer na onda 5. Em vez de acelerar mais para o norte, no entanto, o petróleo bruto WTI provavelmente formaria uma reversão de baixa. Isso porque, de acordo com a teoria Elliott Wave, uma correção de três ondas segue cada impulso. Foi assim que um gráfico único e um olho nos padrões nos prepararam para um declínio, apesar dos cortes da OPEP e da recuperação econômica da China.

Gráfico de 1 hora de petróleo bruto WTI

Os touros chegaram a $ 83,37 na onda 5 no mesmo dia. Menos de três semanas depois, o WTI caiu abaixo de $ 76,50, em uma queda que parecia totalmente ilógica para todos, exceto aqueles familiarizados com a análise Elliott Wave. E enquanto os investidores aguardam a próxima decisão de taxa do Fed em 3 de maio, os gráficos já estão nos dando uma dica.

Post original

Fonte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *