O relatório de energia: protegendo suas apostas

Na crise, pode haver oportunidade, e o bem pode sair do mal. Embora a queda nos preços do petróleo tenha sido baseada no medo em torno da crise bancária global, ela forneceu uma oportunidade para os usuários de petróleo. Usuários e produtores de produtos petrolíferos estão começando a entender que esta recente queda nos produtos petrolíferos foi exagerada. Enquanto bancos, fundos de hedge e especuladores fogem, há sinais de que os hedgers, como recomendamos, estão entrando em cena.

A Bloomberg News informou que os negociantes de Swap registraram seu segundo maior aumento em posições longas em futuros e opções da ICE (NYSE:) na semana passada. O aumento de 54.000 contratos foi eclipsado anteriormente apenas em 2018. A Bloomberg apontou que o posicionamento do negociante de swap é frequentemente usado como um substituto para a atividade de hedge do produtor e do consumidor porque oferece um vislumbre de onde as entidades que negociam em transações de balcão, como bancos, transferem o risco para os mercados futuros.

Como escrevi antes, a liquidação do petróleo foi baseada mais no medo de contágio no setor bancário do que em qualquer fundamento real de oferta ou demanda do petróleo. Consumidores como companhias aéreas e grandes usuários de petróleo estão começando a perceber que o sell-off de petróleo e produtos com base na oferta e demanda não fazia sentido. Isso era sobre o posicionamento de risco, já que muitos fundos de hedge tiveram que reduzir o risco.

Enquanto o mercado tentava entender o quão ruim a falência do banco do Vale do Silício e a venda do Credit Suisse UBS teriam sobre o mercado em geral, poderíamos descobrir que isso poderia se tornar mais otimista para o mercado. A razão é que as rachaduras bancárias observadas forçarão os bancos centrais globais a desacelerar o aumento das taxas de juros, o que deve permitir que a demanda por petróleo continue sem restrições.

Estranhamente, as rachaduras no sistema bancário global podem se tornar otimistas para o petróleo, porque o Federal Reserve terá que ser muito menos agressivo ao tentar reduzir os preços do petróleo, porque percebe que pode desencadear mais problemas com o sistema bancário global. Acrescente isso ao fato de que as expectativas de inflação caíram drasticamente.

Dr. Ilia Bouchouev, ex-presidente da Koch Global Partners, twittou,

“Fundo de hedge vendeu 1,5x mais barris em apenas 2 semanas do que o SPR recorde em todo o ano.”

O problema é quando os fundos compram de volta seus shorts; não haverá SPR para compensar a pressão de compra. Isso vem em mais sinais de que a demanda de petróleo da China está voltando em grande forma. O observador do petróleo Tim Dallinger apontou que os voos na China aumentaram para 978.182, um aumento de 291% em relação ao ano anterior e um pouco abaixo do recorde histórico.

Os empréstimos bancários para a produção de petróleo também podem desacelerar, informou o FT ontem, “A queda nos preços foi um alerta”, disse Matt Bernstein, analista da Rystad Energy. Os principais produtores de xisto de capital aberto fecharam os preços para apenas cerca de 27% de sua produção para 2023, a uma média de aproximadamente US$ 66 o barril, abaixo dos mais de 40% da produção que eles protegeram no ano passado, segundo dados da Rystad.

Alguns dos maiores produtores dos EUA, incluindo Pioneer Natural Resources (NYSE:), EOG Resources (NYSE:) e ConocoPhillips (NYSE:), têm pouco ou nenhum hedge de preço em vigor para este ano. Scott Sheffield, executivo-chefe da Pioneer, defendeu as posições, dizendo que a recente queda nos mercados de petróleo “não teve nada a ver com a falta de demanda por petróleo” e que ele ainda estava “otimista de que veremos US$ 100 o barril antes do final do o ano”. “Não vamos fazer hedge”, disse ele em uma entrevista.

Problemas de abastecimento vão entrar em jogo. As greves francesas estão reduzindo a oferta de produtos refinados. O governo federal iraquiano e as autoridades curdas discordaram sobre a retomada de cerca de 400.000 barris por dia de exportações de petróleo de um porto turco, segundo pessoas familiarizadas com o assunto, conforme relatado pela Bloomberg.

Estamos ouvindo do ministro da energia russo que diz que espera que a produção de petróleo e gás caia na Rússia este ano. A Reuters informou que o ministro da energia da Rússia disse que o país redirecionou com sucesso suas exportações de petróleo para novos mercados, mas que a produção de petróleo e gás diminuiria em 2023. O vice-primeiro-ministro da Rússia, Novak, disse que a Rússia deveria procurar produzir pelo menos 100 milhões de toneladas de liquefeito gás natural por ano até 2030.

A política externa de Biden está aproximando as pessoas, especialmente nossos inimigos. O presidente da China, Xi Jinping, passou três dias na Rússia, solidificando sua parceria “sem limites” com o presidente russo, Vladimir Putin. Na terça-feira, Joe Biden inicia sua segunda Cúpula pela Democracia – com o objetivo de reunir líderes mundiais em torno dos princípios de liberdade, estado de direito e direitos humanos, de acordo com o Politico.

A Reuters está relatando que os governos do Irã e da Arábia Saudita – estados islâmicos rivais que recentemente concordaram, sob os auspícios da China, em restaurar suas relações diplomáticas – anunciaram na segunda-feira que seus ministros das Relações Exteriores agendariam uma reunião durante o mês sagrado muçulmano do Ramadã.

Portanto, o resultado final é que as perspectivas para petróleo e produtos ainda são muito otimistas, assumindo que não vemos mais consequências da crise bancária com a conspiração do Fed sendo menos agressiva. Acreditamos que estamos no ambiente perfeito onde veremos a demanda superar a oferta.

os touros precisam de um ombro para chorar. A baixa temporada está pressionando o mercado de gás natural. Este foi um dos mercados mais promissores há um ano, mas as temperaturas mais altas do que o normal e o fechamento do terminal Freeport LNG mudaram os fundamentos.

A longo prazo, se você olhar para os spreads de tempo, o gás natural pode ter preços mais altos no futuro, mas agora, isso não ajuda se você estiver no início da curva. Se você estiver no final da curva, ela é fina e não há nenhuma opção de liquidez para ajudá-lo a se proteger.

Fonte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *