O novo técnico do Cuiabá, António Oliveira, participou na tarde desta quarta (17) da sua primeira coletiva de imprensa após o seu retorno no comando auriverde. O mister atendeu os jornalistas no CT do Dourado e conversou sobre a sua ao clube, onde ele esteve à frente em 29 partidas na temporada passada.
Ao celebrar a sua volta, o português afirmou que foi feliz no time durante a sua passagem em 2022. Apesar do mal desempenho no ano passado, o treinador conseguiu manter o time mato-grossense na elite do futebol brasileiro, feito que foi relembrado e comemorado na tarde de hoje. Além disso, o treinador avaliou o elenco e projetou uma temporada difícil para o Auriverde da Baixada.
AssCom Dourado
“Pra mim é muito gratificante regressar a uma casa onde fui feliz, sou bem recebido, onde todos juntos tivemos sucesso, mas onde os grandes artistas e os principais responsáveis foram e sempre serão os jogadores. Eu sou uma peça que apenas dou ar coordenadas. Nós regressamos onde fomos e somos felizes, onde sou bem recebido e bem tratado sempre. Na vida não arrependemos, mas sim aprendemos, por isso aqui estou mais uma vez para ajudar o Cuiabá a atingir os seus objetivos”, disse.
Em 2022, António Oliveira comandou o Dourado em 29 jogos, com oito vitórias, nove empates e 12 derrotas. A equipe de Mato Grosso terminou em 16º lugar na tabela e garantiu a permanência na Série A. Questionado pelo sobre o motivo da sua saída no fim da temporada passada, António Oliveira disse que não se arrepende das suas decisões, mas que sempre aprende algo novo.
“Estou aqui no momento em que o clube mais precisa”
António Oliveira
“Nós não arrependemos, e sim aprendemos. Estou aqui no momento em que o clube mais precisa, estou aqui para dar a cara, ajudar, serei mais um a contribuir para nos manter na elite do futebol brasileiro. Vai ser muito difícil, mas no final vai valer a pena”, frisou o comandante.
António inicia os trabalhos no pior momento do Cuiabá no Campeonato Brasileiro. A equipe auriverde amarga a zona de rebaixamento, quando ocupa a 18ª colocação na tabela, com apenas quatro pontos conquistados em seis jogos disputados. Até o momento são quatro derrotas, um empate e uma vitória – ou seja, um aproveitamento de 22%.
Polêmica
A imprensa também pediu posicionamento do comandante a respeito da Operação Penalidade Máxima, do Ministério Público de Goiás, que investiga casos de manipulação de resultados no futebol. Nessa terça (16), a Procuradoria-Geral do STJD apresentou um pedido de suspensão preventiva para oito jogadores envolvidos, inclusive um deles trabalhou com o mister em 2022, o ex-Cuiabá Igor Aquino da Silva (Igor Cariús), que hoje defende o Sport.
Além de Cariús, o lateral-direito Mateusinho, do Cuiabá, também é um dos alvos da operação. O jogador é acusado de fraudar resultados de jogos da Série B do Campeonato Brasileiro de 2022. Na época, ele defendia o Sampaio Corrêa-AM, quando foi aliciado para cometer um pênalti na vitória por 2 a 1 sobre o Londrina, pela última rodada da Série B. O atleta não foi afastado do clube auriverde e segue atuando normalmente no Brasileirão.
“Até provar o contrário, eles são inocentes”
António Oliveira
“Eu respeito a sua questão. Evidente que não sou juiz, portanto há indícios, mas tem que haver provas. A partir desse momento, acho que será condenado essa atitude, porque ela vai sempre desvirtuar aquilo que é verdade e discutível. Até provar o contrário, eles são inocentes, mas em caso de veracidade no caso, todos devem ser punidos e banidos rapidamente do futebol”, comentou.
Confira outros trechos da coletiva
Plano de jogo e avaliação do elenco
“Evidente que eu e minha comissão técnica temos sempre uma proposta de jogo. Temos uma matriz que ela não se desvirtua em nenhum momento, mas sempre respeitando o conforto dos jogadores e suas características. Temos aqui 10 jogadores que jogaram comigo no ano passado, eu como treinador gostaria de ter até mais, porque nós todos já se comunicamos da mesma forma. Não vai fugir muito do que vocês viram no ano passado. Nessa expectativa resta reeducar os que já estavam [ano passado], e educar os novos com a minha filosofia de jogo para começar a trabalhar”.
Oportunidades para os garotos
“Vejo uma ótima oportunidade para girar ativos, o que aconteceu no ano passado com o Joaquim, que rendeu uma rentabilidade financeira para o clube. Cabe a nós perceber se tem qualidade, havendo isso não vejo idade, cultura e nem raça. Eu olho a qualidade, competência e rendimento dentro de campo”.
AssCom Dourado
Agenda
António Oliveira já comandou o primeiro treinamento nessa terça-feira e continua os trabalhos à frente do elenco na tarde desta quarta. As atividades aconteceram no CT da Base, com treinamentos visando o próximo compromisso do time no Brasileirão. A reestreia do mister no comando do Dourado será na segunda (22), diante do Cruzeiro, no Independência, pela sétima rodada da competição.