Mesma história, dias diferentes para o ouro

Apesar da deterioração de suas perspectivas fundamentais, qualquer sussurro de uma corrida aos bancos faz com que as ações de ouro, prata e mineração subam. No entanto, enquanto uma possível reencenação do GFC é pessimista para os PMs, os investidores estão entusiasmados em oferecer o trio, apesar das implicações históricas sinistras.

Portanto, embora possamos debater o mérito desse comportamento, a realidade é que o sentimento tem os touros no controle. Mas já vimos esse filme antes, e o filme deve passar de uma comédia para uma tragédia nos próximos meses. Para explicar, escrevemos em 8 de março de 2022:

Com as commodities correndo soltas em meio ao conflito Rússia-Ucrânia, o Índice de Commodities S&P Goldman Sachs (NYSE:) (S&P GSCI) tornou-se o novo FAANG. E com as ações de ouro, prata e mineração subindo no momento, uma dor profunda deve enfrentar os PMs quando o melhor desempenho de todos os tempos reverter.

Por favor veja abaixo:

Para explicar, o gráfico acima acompanha o desempenho mensal do S&P GSCI, enquanto a linha azul acima acompanha a média móvel de 20 meses do índice e a linha roxa na metade inferior do gráfico acompanha o RSI mensal do índice….

Se você analisar o lado direito do gráfico, verá que o S&P GSCI está agora 58% acima de sua MA de 20 meses, e este é o maior desempenho já registrado…. Como resultado, o S&P GSCI nunca esteve tão desconectado da realidade, e os PMs têm sido beneficiários materiais.

O declínio do S&P GSCI

Nesse ponto, enquanto a multidão presumia que um superciclo de commodities era iminente, o S&P GSCI quebrou e um mercado em baixa se desenrolou.

Por favor veja abaixo:

Para explicar, o S&P GSCI caiu quase 34% nos últimos 14 meses, o que acontece quando a euforia dissocia os preços dos ativos de seus valores fundamentais. De forma similar, ouro provoca o excesso de otimismo que precedeu a queda do S&P GSCI.

Por favor veja abaixo:

Para explicar, as velas acima acompanham o preço, enquanto a linha azul acima acompanha sua MA de 20 meses. Como você pode ver, quando o metal amarelo fugiu de sua MA de 20 meses durante a bolha do QE e a guerra da Ucrânia, eventualmente ocorreram quebras, o que reflete a situação do S&P GSCI.

Mais importante, o rali no lado direito do gráfico mostra como a “crise” bancária se tornou a nova narrativa criando a oferta de porto seguro. Assim, enquanto o sentimento domina no curto prazo, o S&P GSCI é o exemplo perfeito do que deve acontecer nos próximos meses.

Além disso, enquanto o Fed elevou as taxas de juros em 25 pontos-base em 3 de maio, o presidente Jerome Powell disse: “Olhando para o futuro, adotaremos uma abordagem dependente de dados para determinar até que ponto a firmeza adicional da política pode ser apropriada”.

Mas lembre-se disso o Fed sempre foi dependente de dados. Você acha que o banco central teria aumentado o FFR para 4%, e agora para 5,25%, se a inflação diminuísse graciosamente? Claro que não. O Fed só age se for necessário.

Assim, enquanto a multidão assume que Paul Volcker deixou o prédio e os cortes nas taxas e o QE estão no horizonte, os fundamentos não suportam seu otimismo.

Realidades PMI

A S&P Global divulgou seu PMI de Manufatura dos EUA em 1º de maio. O índice principal aumentou de 49,2 em março para 50,2 em abril, e o relatório afirmou:

“Os custos de insumos e os encargos de produção aumentaram a taxas mais acentuadas em abril. Os preços mais altos dos fornecedores supostamente impulsionaram a inflação à medida que as empresas repassavam maiores despesas operacionais aos clientes. A taxa de inflação de custos acelerou para a mais acentuada em três meses, enquanto o ritmo de aumento dos preços de venda também acelerou acima da média da série.”

Além disso, com o crescimento do emprego atingindo uma alta de sete meses, os dados não suportam as esperanças dos PMs.

Por favor veja abaixo:

Mesma história, dias diferentes para o ouro - Imagem 4

Mesma história, dias diferentes para o ouro – Imagem 4

Da mesma forma, a S&P Global divulgou seu PMI de serviços nos EUA em 3 de maio. O índice principal aumentou de 52,6 em março para 53,6 em abril, e um trecho dizia:

“A taxa de expansão em novos pedidos foi a mais acentuada em quase um ano…. As condições gerais de demanda mais fortes trouxeram consigo a retomada das pressões inflacionárias em abril. Os encargos médios de custo aumentaram em um ritmo acentuado, o mais rápido desde janeiro e historicamente elevado. As despesas comerciais mais altas foram supostamente devidas a aumentos nos preços dos fornecedores e maiores custos salariais”.

E surpresa, surpresa, a inflação do produto e o crescimento do emprego aceleraram para os níveis mais altos desde agosto de 2022.

Por favor veja abaixo:

Portanto, lembre-se de que o duplo mandato do Fed é máximo emprego e estabilidade de preços. E cortes de taxas e QE são ilógicos quando os PMIs, a inflação e o emprego estão acelerando. Portanto, é provavelmente apenas uma questão de tempo até que um Minsky Moment atinja o mercado de metais preciosos.

No geral, as MPs são precificadas como se uma política de taxa de juros negativa (NIRP) fosse iminente. No entanto, os dados contrastam com essa narrativa, e o Fed fez apenas um pequeno progresso no arrefecimento da inflação e no reequilíbrio do mercado de trabalho dos EUA. Como tal, enquanto as manchetes dos bancos regionais fornecem cobertura às ações de ouro, prata e mineração, a história mostra que eles só podem aproveitar essa onda por tanto tempo.

Você acredita que o ouro seguirá o caminho do S&P GSCI?

Fonte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *