Lula se reúne com Dino e deve chamar Gonet para reunião em meio a articulação sobre STF e PGR


Flávio Dino, ministro da Justiça do governo Lula
Ton Molina/Fotoarena/Estadão Conteúdo
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reúne na manhã desta segunda-feira (27) com o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, no Palácio da Alvorada.
O blog apurou que o subprocurador-geral da República Paulo Gonet também deve ser chamado na manhã desta segunda para uma reunião.
A informação não constava nas agendas oficiais das autoridades até as 9h – na de Lula, havia apenas o embarque para a Conferência do Clima (COP 28) em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, previsto para o início da tarde.
O tema do encontro também não foi divulgado. Dino e Gonet são vistos, respectivamente, como favoritos para ocupar vagas em aberto no Supremo Tribunal Federal e no comando da Procuradoria-Geral da República.
A interlocutores, Lula havia dito que pretendia anunciar os indicados para o STF e para o comando da PGR ainda antes da viagem para Dubai. Autoridades próximas ao presidente dizem que o anúncio pode acontecer no fim da manhã desta segunda.
Isto, porque ambos os nomes terão de passar pelo crivo do Senado – um rito que inclui sabatina na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), votação no colegiado e, ainda, aprovação do nome no plenário.
Como tem ocorrido até em outros temas, considerados mais simples e consensuais, o governo terá de negociar no Congresso para obter o placar necessário para chancelar as duas indicações.
Com isso, caso não envie os nomes agora, Lula corre o risco de ver esses indicados tomarem posse apenas em 2024, após o recesso de fim do ano do Legislativo.

Fonte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *