Físicos descobrem como buracos de minhoca podem permitir viagem no tempo

Os buracos de minhoca desempenham um papel fundamental em muitos filmes de ficção científica, onde costumam ser mostrados como um atalho entre dois pontos distantes no espaço.

Mas na física, esses túneis no espaço-tempo permanecem puramente hipotéticos, não são tangíveis e existem apenas no mundo da matemática e da teoria.

Agora, uma equipe internacional liderada por Valeri P. Frolov, da Universidade de Alberta, no Canadá, e Andrei Zelnikov, da Universidade Charles, em Praga, descobriu uma maneira de dobrar as leis da física para hipoteticamente voltar no tempo.

Os buracos de minhoca, como os buracos negros, aparecem nas equações da teoria da relatividade geral de Albert Einstein, publicada em 1916. Um importante postulado da teoria de Einstein é que o Universo tem quatro dimensões: três dimensões espaciais e o tempo como quarta dimensão.

Juntos, eles formam o que é conhecido como espaço-tempo, e o espaço-tempo pode ser esticado e dobrado por objetos massivos como estrelas, da mesma forma que uma folha de borracha seria dobrada por uma bola de metal mergulhada nela.

Os buracos de minhoca costumam ser considerados túneis através do espaço-tempo.Os buracos de minhoca costumam ser considerados túneis através do espaço-tempo.Fonte:  Getty Images 

No entanto, em seu artigo científico, Frolov e Zelnikov propuseram que um tipo específico de buraco de minhoca ‘inevitavelmente se transformaria em uma máquina do tempo‘ se submetido a condições particulares.

Frolov, Krtouš e Zelnikov exploraram o que é conhecido como anel de minhoca, descrito pela primeira vez em 2016 pelo físico teórico Gary Gibbons, da Universidade de Cambridge, e Mikhail Volkov, da Universidade de Tours.

Ao contrário dos buracos negros, o buraco de minhoca proposto por Gibbons e Volkov conecta seções do Universo (ou, de fato, universos diferentes) que são geralmente descritos como “planos”.

As massas em forma de anel podem potencialmente criar algumas distorções bastante notáveis no espaço-tempo plano quando você considera como seus campos elétricos e magnéticos podem interagir.

E assim Frolov, Krtouš e Zelnikov decidiram considerar dois tipos de buracos de minhoca: “um que se conecta a espaços planos; e outro que conecta dois domínios distantes no mesmo espaço”.

Para este último, eles concluíram que, se uma “casca fina e maciça” cercasse uma das bocas do buraco de minhoca do anel, uma “curva fechada temporária” se formaria.

Embora seja uma definição um tanto técnica, essa curva temporal fechada significaria que qualquer objeto viajante (ou raio de luz) retornaria exatamente ao mesmo ponto de onde partiu.

Gostou do conteúdo? Então, fique por dentro de mais assuntos como esse aqui no TecMundo e aproveite para ler também: Medição de distorções no tempo pode confirmar teoria de Albert Einstein.

Fonte

4 thoughts on “Físicos descobrem como buracos de minhoca podem permitir viagem no tempo

  1. Today, I went to the beachfront with my kids. I found a sea shell and gave it to my 4 year old daughter and said “You can hear the ocean if you put this to your ear.” She placed the shell
    to her ear and screamed. There was a hermit crab inside and it pinched her ear.

    She never wants to go back! LoL I know this is totally off topic
    but I had to tell someone! I saw similar here: sklep online and also here: sklep online

  2. Hello! Do you know if they make any plugins to assist with Search Engine Optimization? I’m trying to get my blog to rank for
    some targeted keywords but I’m not seeing very
    good gains. If you know of any please share. Appreciate it!

    I saw similar blog here: Auto Approve List

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *