Diga adeus ao VIX: novo índice para refletir a volatilidade do mercado com mais precisão

  • O VIX tornou-se obsoleto e os investidores institucionais concordam.
  • O uso crescente de opções 0DTE afetou sua capacidade de refletir com precisão a volatilidade do mercado.
  • Assim, o CBOE lançou o VIX1D como um novo barômetro da volatilidade do mercado.

Você pode estar familiarizado com o conhecido índice de volatilidade, o . Neste artigo, destacarei por que muitos investidores, principalmente investidores institucionais, questionam sua utilidade e o consideram um indicador desatualizado. Além disso, darei detalhes sobre um novo índice de volatilidade que começou a operar nesta segunda-feira como uma alternativa potencial ao VIX.

O VIX foi criado pela Chicago Board Options Exchange (CBOE) em 1993. Ele reflete a volatilidade implícita nos próximos 30 dias. Ele também é conhecido por outros nomes, como índice de medo, índice de sentimento do investidor, CBOE VIX ou S&P 500 VIX.

É calculado em tempo real a partir dos preços das opções do índice S&P 500, ou seja, opções com vencimento na 3ª sexta-feira de cada mês e opções com vencimento toda sexta-feira.

Quando o VIX sobe, geralmente indica um risco maior de queda no mercado de ações. Normalmente, se o VIX subir acima do nível 20, pode ser um sinal de nervosismo entre os investidores.

Uma queda no VIX se traduz em aumentos nos mercados de ações, pois menor volatilidade está associada a menor risco. Se o índice cair abaixo da zona 20, pode ser um sinal de que os investidores estão calmos e positivos.

O VIX estava em 16 na semana passada e na segunda-feira, níveis não vistos desde os últimos meses de 2021. São níveis excessivamente baixos considerando o cenário atual (inflação alta, ciclo de aperto monetário com alta de juros, guerra da Rússia na Ucrânia e medo de uma recessão econômica).

Gráfico Semanal VIX

Em março, o VIX se recuperou apenas em algumas ocasiões, apesar da segunda e terceira maiores falências de bancos na história dos Estados Unidos, causando quedas acentuadas nos mercados de ações.

Embora tenha subido, sua alta intradiária não chegou nem perto dos níveis vistos em muitas ocasiões um ano atrás.

A razão para o VIX não se mover e refletir a realidade é devido à crescente demanda e uso de opções de vencimento de dia zero 0DTE pelos investidores.

Essas opções têm vencimento diário, de segunda a sexta-feira, daí o nome 0DTE. Essa peculiaridade levou a um aumento implacável em sua demanda e uso, o que está afetando a capacidade do VIX de refletir com precisão a volatilidade do mercado.

A estratégia típica com opções 0DTE é iniciar uma negociação no início da sessão de negociação e fechá-la antes do final da sessão.

Essas opções são comumente usadas por investidores quando dados econômicos importantes, como , , e Federal Reserve , são divulgados.

O objetivo é capitalizar os movimentos rápidos do mercado e gerar lucros em um curto espaço de tempo, e essa abordagem é de alto risco.

As opções 0DTE têm até 250 vencimentos ao longo do ano, muito mais do que os 52 vencimentos das opções semanais e os 12 vencimentos das opções mensais. Como resultado, muito mais operações são realizadas com opções 0DTE, levando ao seu alto volume de negociação.

Observe como esses tipos de opções estão crescendo. Por exemplo, no terceiro trimestre do ano passado, representavam mais de 40% do volume total de opções no S&P 500, quase o dobro do que seis meses antes.

A popularidade das opções 0DTE disparou quando os investidores buscaram lucrar com as ações “memes” disparadas, que mais tarde sofreram quedas significativas.

Bem, o alto volume de opções 0DTE está distorcendo a realidade e, com ela, o VIX. Assim, a CBOE lançou uma nova versão do VIX, denominada (VIX1D), com o objetivo de capturar o sentimento implícito nas opções 0DTE, uma vez que o VIX é um barômetro do sentimento do investidor ao longo de um mês. Por outro lado, as opções 0DTE são medidas em minutos e horas, não em dias ou semanas.

Gráfico de 5 minutos VIX1D

Este é o gráfico VIX1D para segunda e terça-feira. À medida que esse novo índice de volatilidade ganha força, os investidores terão melhores percepções sobre a volatilidade do mercado do que antes.

A propósito, se falamos de ações, algumas das que apresentam volatilidade excessivamente alta são Aclarion (NASDAQ:), EUDA Health Holdings (NASDAQ:), Netcapital (NASDAQ:), Caravelle International (NASDAQ:), Tempo Automation (NASDAQ:). ), Mangoceuticals (NASDAQ:), NextPlat (NASDAQ:), Powerbridge Technologies (NASDAQ:) e Biomerica (NASDAQ:).

A Apple percebeu a volatilidade de 30 dias

A Apple percebeu a volatilidade de 30 dias

Fonte: InvestingPro

A ferramenta InvestingPro permite monitorar a volatilidade das ações, fornecendo classificações e listagens em tempo real das ações mais e menos voláteis e permitindo determinar quais ações são mais ou menos voláteis em um determinado momento.

Encontre todas as informações que você precisa no InvestingPro!

Encontre todas as informações que você precisa no InvestingPro!

Divulgação: O autor não possui nenhum dos valores mobiliários mencionados.

Fonte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *