Corte de morro é a decisão mais sensata e é preciso celeridade, diz vereadora | …

A vereadora por Chapada dos Guimarães, Fabiana Advogada (PRD), vê como decisão acertada, a proposta do governador Mauro Mendes (União Brasil), de cortar o morro que está nas imediações da MT-251, no Portão do Inferno. O projeto foi apresentado à imprensa nessa quinta-feira (28) e será submetido à análise do Instituto Chico Mendes da Biodiversidade (ICMBio) e do Ibama.

“Decisão mais sensata e mais rápida para uma medida urgente. O município está no sufoco, no último fôlego, está afetando os empresários, os estudantes, todas as classes. É uma medida muito importante que o governador tomou. Acredito que das soluções apresentadas, é a mais rápida”, iniciou ela, em entrevista ao .

Rodinei Crescêncio

Fabiana Advogada Chapada

Fabiana ressaltou que o Governo de Mato Grosso fez a sua parte na luta pela solução do problema e pediu celeridade. A estrada corta o Parque Nacional de Chapada dos Guimarães e a obra precisa do aval do Governo Federal.

“Agora nós pedimos celeridade, sabemos que não depende só do governador, a parte dele ele já fez, então, a gente espera que o Governo Federal tenha a mesma atitude, de liberar as licenças para terminar esse pesadelo”, declarou.

Por fim, Fabiana relembrou que, embora tenha sido cassada por seus colegas e reconduzida pela justiça, hoje, o Parlamento está unido em favor dos interesses de Chapada, que tem sofrido economicamente com os bloqueios

“Eu estava [na apresentação] representando os vereadores. Todos nós, independente de sigla política, estamos fazendo a mesma luta, que é a resolução do problema no Portão do Inferno”, completou.

A obra

A obra de retirada de parte do morro na região do Portão do Inferno, orçada em R$ 29,5 milhões pelo Governo do Estado, depende de liberação do ICMBio e do Ibama para ser executada, por se tratar de um território sob tutela do Governo Federal. Durante evento de apresentação do projeto, a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra) apresentou a decisão pelo retadulamento por ser a “mais rápida e menos onerosa“.

Sinfra-MT

obra port�o do inferno

Após execução do projeto, traçado da MT-251 deverá mudar na região do Portão do Inferno, conforme mostra projeção feita pelo Governo do Estado

Conforme o cronograma apresentado, as obras possuem prazo de 120 dias e serão executadas de segunda a sexta-feira. A retirada do morro, no entanto, tem relação com a necessidade de mudar o traçado da rodovia. Segundo o estudo, a região abaixo do viaduto já apresenta fissuras e lajes sem sustentação.

Durante evento de apresentação do projeto, a Sinfra indicou que o retadulamento garante com que não haja mais deslizamento de pequenos blocos, visto que o material friável será retirado com a obra. O traçado da rodovia na região será suavizado e não haverá mais a curva acentuada.



Fonte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *