Coreia do Norte disparou míssil balístico, diz exército sul-coreano

Lançamento ocorreu horas antes dos líderes da Coreia do Sul e do Japão se encontrarem em Tóquio para discutir, entre outros tópicos, os programas nuclear e de mísseis de Pyongyang. A Coreia do Norte disparou um míssil balístico nesta quinta-feira (16), horário local, o último de uma série de lançamentos em meio à tensão crescente na região, informou a agência de notícias Yonhap.
O Ministério da Defesa do Japão disse que o projétil do tipo míssil balístico intercontinental (ICBM) parece ter voado por mais de 6 mil quilômetros por cerca de 70 minutos, e provavelmente pousou a 200 quilômetros a oeste da Ilha Oshima-Oshima em Hokkaido. Não há evidências de danos.
“O lançamento de mísseis da Coreia do Norte é um ato bárbaro que aumenta sua provocação para toda a sociedade internacional”, disse Hirokazu Matsuno, secretário-chefe do gabinete do Japão.
Os Estados Unidos e a Coreia do Sul estão intensificando sua cooperação em defesa diante das crescentes ameaças militares e nucleares do Norte, que realizou uma série de testes de armas proibidas nos últimos meses.
O novo lançamento ocorreu horas antes dos líderes da Coreia do Sul e do Japão se encontrarem em Tóquio para discutir, entre outros tópicos, os programas nuclear e de mísseis de Pyongyang.
“Confirmaremos uma estreita cooperação com a Coreia do Sul e os EUA para a desnuclearização completa da Coreia do Norte na cúpula Japão-Coreia do Sul hoje”, afirmou Matsuno.
A Coreia do Norte afirma que essas manobras são um ensaio geral para prevenir uma possível invasão.

Fonte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *