Como o monitoramento de regimes de volatilidade ajuda a antecipar os principais pivôs do mercado

O mercado de ações sempre surpreende os investidores, mas no campo do risco, o futuro é um pouco menos incerto, pelo menos às vezes. Isso dificilmente é uma bala de prata, mas ajuda a gerenciar as expectativas, especialmente ao decidir quando e se o sentimento do mercado foi longe demais em uma direção ou outra.

Esta linha de análise começa com dois fatos empíricos importantes para uma dimensão de risco de mercado amplamente seguida: a volatilidade do retorno tem uma tendência periódica de se agrupar e também alterna de alta para baixa e vice-versa ao longo do tempo. Considere como a volatilidade do retorno de 30 dias do índice diminui e flui ao longo das décadas.

Períodos de vol. relativamente baixo. são periodicamente interrompidos por picos, que quase sempre estão ligados a quedas do mercado. O vol. aglomerado de picos – ou seja, episódios de alto volume. muitas vezes persistem antes de descer para algo que se aproxima de um estado “normal”. O momento dessa ida e volta é difícil de prever, embora a história do mercado ofereça pelo menos uma informação útil nessa frente. Quanto mais tempo o mercado permanecer calmo, maior a probabilidade de um aumento estar próximo.

O desafio é que o tempo pode variar, às vezes drasticamente, por isso é sempre necessário ter cuidado ao ler as folhas de chá neste canto. Dito isso, ainda é útil rastrear o vol. história na busca de uma perspectiva sobre como o regime atual se comporta e o que isso implica ou não sobre as perspectivas de risco de curto prazo.

Nesse ponto, o mercado disparou recentemente e se concentrou brevemente, mas vem caindo nas últimas semanas e atualmente está se aproximando de uma faixa normal.

Volatilidade do retorno de 30 dias do S&P 500

Volatilidade do retorno de 30 dias do S&P 500

O problema é que é difícil interpretar os dados brutos de volatilidade para gerenciar as expectativas de risco. Para uma perspectiva mais profunda, vamos representar graficamente a sequência contínua de dias em que vol. está abaixo do Z-score de 1, um proxy um tanto arbitrário para identificar regimes de baixa volatilidade.

Duração da volatilidade do retorno de 30 dias do S&P 500

Duração da volatilidade do retorno de 30 dias do S&P 500

Observe como os períodos de baixo vol. variam com um recurso quase recorrente que prevaleceu nas últimas décadas. Ou seja, execuções relativamente curtas de regimes de baixo volume são periodicamente interrompidas por execuções relativamente longas de regimes de baixo volume. O mais recente estendido baixo vol. O regime durou pouco mais de 400 dias de negociação e terminou no início de 2022, assim que começou a correção do mercado / mercado de baixa do ano passado.

Uma visão prática é o início de um novo baixo vol. regime – vagamente definido no gráfico acima como durações acima da média de longo prazo de 184 dias de negociação (linha azul) – indica que o mercado está cada vez mais vulnerável a um vol. pico, ou seja, uma queda acentuada nos preços das ações que pode durar meses ou até anos.

A maioria de baixo vol. regimes terminam logo após se estenderem acima da mediana, mas nem sempre. O extremo extremo foi a corrida de uma década que terminou em 1998 – mais de 2.400 dias.

Mas vamos ser claros: Monitoramento vol. a duração do regime fornece informações imperfeitas. Par para o curso em modelagem de mercados financeiros. Mas isso é óbvio: quando um baixo vol. regime está acima de sua mediana, é prudente procurar sinais de reversão do período de calmaria, o que provavelmente é um sinal de problemas à frente.

Fonte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *