Campeonato em Cuiabá reúne atletas olímpicos e recordistas; conheça | …

Pela primeira vez no Centro-Oeste, Cuiabá sediará a edição de 2024 do Campeonato Ibero-americano de Atletismo na primeira quinzena de maio, no Centro Olímpico de Treinamento da Universidade Federal de Mato Grosso (COT-UFMT). Além dos atletas mato-grossenses, o torneio contará com referências brasileiras de modalidades do atletismo, incluindo atletas olímpicos e até já qualificados para Paris 2024. Ao todo, cerca de 30% dos 90 convocados já competiram em pelo menos uma edição das Olímpiadas.

Criado em Peixoto de Azevedo (a 691 km de Cuiabá), o velocista do Salto Triplo Almir Junior já está garantido para os jogos de Paris. Além dele, os atletas de velocidade Matheus Lima, dos 400m, Rafael Pereira, dos 110m com barreiras, Felipe Bardi, dos 100m, Erik Cardoso, dos 100m, e Lucas Carvalho, dos 400m, passam pela Capital antes de disputar as Olímpiadas em setembro.

Wagner Carmo/CBAt

atletismo - equipe revezamento 4x100

Da esquerda para a direita: Rodrigo do Nascimento, Erik Cardoso, Renan Gallina e Lucas Bardi na conquista do ouro no revezamento 4x100m, no Pan-americano de Santiago

Além dos veteranos, atletas mais jovens também competirão em terras cuiabanas. Vencedor do prêmio atleta revelação de 2023, o competidor dos 200m Renan Gallina vem para o Ibero-americano liderando o ranking brasileiro da prova. O jovem de 20 anos também foi campeão nos Jogos Pan-americanos de Santiago 2023.

Nas provas femininas, a predominância é de atletas com histórico nas Olímpiadas. Onze delas competirão em Cuiabá tentando Paris após campanhas boas nos jogos passados. Izabela Rodrigues, de 28 anos, foi finalista no lançamento de disco em Tóquio 2020 e já está classificada para as olimpíadas de Paris. Já Vitória Rosa, do 100m e do revezamento 4x100m, já esteve em duas edições das Olimpíadas e faturou o quarto lugar no mundial 2024, em Glasgow, na Escócia.

Wagner Carmo/CBAt/Reprodução

atletismo - atletas mulhers

Da esquerda para a direita: a recordista Chayenne Pereira, Izabela Rodrigues, ouro em Santiago 2023, e Vitoria Rosa, dos 100m.

Ao analisar os feitos marcantes no esporte, o time brasileiro também coleciona recordes nacionais e internacionais. Um exemplo é Chayenne Pereira da Silva, dos 400m com barreiras, que detém o recorde brasileiro da prova desde 2021, com a marca de 55,15s. Além dela, Rafael Pereira é recordista Sul-americano nos 110m com barreiras desde 2022, quando atingiu o tempo de 13,17s.

Famosos nas redes sociais

O atleta do lançamento de disco, Darlan Romani, ganhou destaque após ficar em quarto lugar na modalidade nos jogos de Tóquio. À época, o público das redes sociais se sensibilizou com o fato de que o centro de treinamento de Romani tinha fechado durante a pandemia e, sem opção, ele treinava em um terreno em obras.

Wagner Carmo/CBAt

atletismo - Darlan Romani

Darlan Romani, que ficou em 4º lugar nos jogos de Tóquio, já está classificado para Paris 2024

Conhecido como o Sr. Incrível do atletismo, Darlan está entre os dez melhores atletas do lançamento de disco do mundo, como também já tem a vaga garantida para os jogos de Paris. Romani também é o dono dos recordes brasileiro, sul-americano e ibero-americano de sua modalidade – a marca de 22,61m, que conquistou em 2019.

Outro atleta carimbado pelas redes sociais foi o velocista Paulo André Camilo, que participou na edição de 2022 do Big Brother Brasil. Na casa, o atleta teve um romance com a digital influencer Jade Picon e conquistou o segundo lugar ao fim do relaity.

Fora da mídia, o PA é líder no ranking brasileiro dos 100m e ainda participa do recorde sul-americano do revezamento 4x100m. Em Cuiabá, o ex-BBB participará apenas do revezamento e ainda não conseguiu o índice olímpico para Paris.

Wagner Carmo/CBAt

atletismo - paulo andré camili

Paulo André Camilo, o PA, competirá no revezamento 4x100m em Cuiabá

O Campeonato Ibero-americano de atletismo acontecerá nos dias 10 a 12 de maio, com provas durante a manhã e a noite. Com 516 atletas, o time Brasil será a maior delegação o evento, com 90 atletas. Além da equipe da casa, o torneio contará com a participação de mais 22 delegações, sendo de países da América, Europa e África.



Fonte