O deputado estadual Valdir Barranco, presidente do PT em Mato Grosso, avalia que o acordo anunciado pelo ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, para o PSD apoiar o candidato a prefeito da Federação Brasil da Esperança (PT, PCdoB e PV) nas eleições municipais em Cuiabá a pedido do presidente Lula (PT), aumenta as chances do grupo ir para o segundo turno.
Thaís Fávaro
“É muito bom saber que o PSD está disposto a atender o pedido do presidente Lula através do ministro Carlos Fávaro, que tem se aproximado muito do presidente, tem viajado muito com ele. Então, surgem essas oportunidades das conversas e isso fortalece o projeto. Eu creio que numa aliança dessa com o PSD, nós já vamos ter uma chance muito grande, independente de quem seja o candidato, de estarmos no segundo turno das eleições”, declarou Barranco.
Pela articulação de Lula, o PSD deve indicar o vice do candidato da Federação à Prefeitura de Cuiabá. Neste caso, a discussão do nome ficaria para depois da definição do cabeça de chapa.
O Diretório do PT de Cuiabá escolheu o nome do deputado estadual Lúdio Cabral para apresentar à Federação. No entanto, Barranco afirma que a decisão sobre candidaturas nas capitais é da direção nacional e garante que a ex-deputada federal Rosa Neide, hoje diretora da Conab, ainda está “no páreo” pela indicação petista.
“A Federação vai ter nome aqui, não resta dúvidas. Nós estamos decididos. A Rosa Neide não retirou o nome, o Lúdio está também colocado. Não sei com relação ao PV se vai manter o nome do Stopa [vice-prefeito José Roberto Stopa] […] o prazo que o nacional estabeleceu na resolução é abril, então até o Fávaro disse que o presidente falou que pode até ser que antes disso”, explicou Barranco.
Nas pesquisas de intenção de voto, Lúdio tem se mantido em terceiro lugar, atrás do deputado federal Abilio Brunini (PL) e do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Eduardo Botelho (União Brasil).