As taxas devem continuar a cair, eventualmente criando uma quebra no mercado de títulos

Se você leu meus artigos públicos sobre o ETF de títulos do tesouro iShares de 20 anos (NASDAQ:) no último meio ano, sabe da minha expectativa de ver o mercado de títulos subir até 2023 e as taxas cairem até 2023.

Quando expus essa expectativa pela primeira vez no ano passado, muitos (até mesmo alguns de meus próprios clientes) pensaram que eu era simplesmente louco. Com as taxas disparando para 5%, a maioria estava certa de que facilmente eclipsaria esse ponto e avançaria bem para 6% e até mais. E, claro, a razão pela qual a maioria manteve essa expectativa foi devido à posição pública do Fed de continuar a aumentar as taxas.

No entanto, não importa quantas vezes eu poste exemplos históricos de como o Fed não controla a taxa de juros do mercado (ele simplesmente segue o mercado), mais as pessoas discutem comigo sobre como estou errado. No entanto, basta olhar para um gráfico simples e eles verão que minha premissa é 100% sólida, pois o Fed SEMPRE segue o mercado. E, desta vez não será diferente.

Como sabemos agora, apesar do Fed enfatizar continuamente como pretendia aumentar as taxas, o mercado de títulos atingiu o fundo do poço em outubro do ano passado – como esperávamos – e tem se recuperado desde então. No entanto, o Fed continuou a aumentar as taxas com o mercado realmente não se importando. Isso certamente deixou muitos investidores bastante confusos com a ação do mercado de títulos. No entanto, como eu disse antes, esperávamos essa ação de preço.

Novamente, se você tivesse lido meus artigos públicos nos últimos 6 meses, saberia que captamos a maioria das mudanças no mercado de títulos. Embora tenha caído em outubro um pouco abaixo das minhas expectativas iniciais, o rali que eu esperava havia claramente começado no último trimestre de 2022. Eu então disse para você esperar uma retração no mercado em dezembro da região 109-110, e forneci a você o suporte ideal que esperava manter na região de 98,50 em TLT, a partir da qual esperava iniciar a próxima fase do rally TLT. Como sabemos agora, o TLT atingiu o pico de 109,68 em dezembro, caiu para 98,88 no início de março e, desde então, voltou às altas de dezembro.

Neste momento, o mercado está novamente desafiando essas altas. E, caso vejamos uma quebra sustentada dessas máximas nas próximas semanas, acredito que estamos indo para a meta que forneci a você há muitos meses na região 120-125.

No quadro geral, acredito que o rali para 120-125 será apenas uma primeira onda em um rali de 3 ondas que pode nos levar de volta à região de 140-155 nos próximos dois anos. Após a mudança para a região 120-125, eu esperaria que um longo recuo/consolidação tomasse forma ao longo de muitos meses antes do início da próxima perna mais alta.

Mas, é aqui que meu aviso virá. Se virmos esse rali se desenvolver nos próximos um ou dois anos, como descrevi acima, provavelmente será o início de uma queda no mercado de títulos enquanto olhamos para o período de 2024-2025. Isso potencialmente se alinha com um grande movimento do mercado de baixa no mercado de ações também. Então, claramente, quando olhamos para a segunda metade desta década, as coisas não estão indo muito bem para os investidores.

Como também descrevi em muitos artigos anteriores, agora é a hora em que você deseja se preparar para o que provavelmente será o mercado de baixa mais difícil que vimos desde a Grande Depressão. Descrevi uma série de itens de ação em artigos anteriores, incluindo a identificação dos segmentos dos mercados mundiais que podem oferecer oportunidades durante o mercado de baixa nos Estados Unidos, levantando dinheiro (já que seu dinheiro aumentará em valor relativo em comparação com ações e títulos durante esse prazo), além de procurar os bancos mais seguros que encontrar para guardar esse dinheiro.

Eu recomendo fortemente que você leia os artigos públicos que publicamos sobre bancos, bem como revise nossa metodologia de teste de bancos para que você possa aplicá-la em sua própria diligência nas instituições que atualmente abrigam seu dinheiro.

Fonte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *