- A situação imprevisível na fronteira leste da Ucrânia pode pressionar os mercados de ações globais
- A inversão da curva de juros nos EUA ainda indica alto risco de recessão
- No gráfico técnico, se o Nasdaq 100 quebrar os principais níveis de suporte, os vendedores podem atingir as mínimas do ano passado
O início de 2023 foi geralmente positivo para os mercados de ações na Europa e nos Estados Unidos, com alta de 10,98%, 14,28% e 7,76%, respectivamente, no último mês e meio.
Nos últimos dias, vimos um número crescente de fatores ameaçando pesar sobre as ações e ativos de risco mais amplos.
Infelizmente, uma das variáveis mais importantes e imprevisíveis é o desenvolvimento na Ucrânia, onde se espera que uma ofensiva russa em grande escala se concentre no leste do país.
Se o exército russo for bem-sucedido, os mercados de ações provavelmente reagirão negativamente e as notícias da Ucrânia poderão novamente se tornar o foco da atenção dos investidores. Aqui estão as três razões pelas quais os mercados globais podem sofrer nos próximos dias:
1. Inversão da curva de rendimento dos EUA se aprofunda
O é um indicador que deve continuar a atrair a atenção dos investidores, sobretudo numa altura em que existe o risco de um abrandamento económico significativo.
Podemos agora observar uma continuação da inversão na curva de rendimentos para títulos com vencimentos de 2-10 anos.
Fonte: Bloomberg
Isso significa que o risco de recessão nos EUA continua alto, apesar das recentes notícias positivas sobre o mercado de trabalho e dos números acima do esperado.
Se o crescimento do PIB cair abaixo de zero, os índices de ações podem sofrer. Em princípio, o banco central deveria responder cortando para estimular os empréstimos e o crescimento econômico.
Ainda assim, no ambiente atual, tudo indica que o Fed não estará em posição de pivotar nos próximos meses.
2. Taxa de juros dos EUA Alvo é criado novamente
No final de dezembro/início de janeiro, com a queda dos EUA, as expectativas do mercado sobre a faixa-alvo para a taxa dos fundos federais, que era de 4,75% a 5% na época, também caíram.
O cenário mais provável agora são novos aumentos de juros, com pico em maio na faixa de 5-5,25%, embora esse possa não ser o último movimento do Fed.
Fonte: www.cmegroup.com
Olhando para as mesmas projeções para junho, vemos que ainda há uma boa probabilidade de alta de juros de até 5,5%, bem diferente dos últimos meses e também supera o pico de 2006.
Um ambiente de taxas de juros mais altas traz não apenas o risco de recessão ou quedas do mercado de ações, mas também a possibilidade dos chamados eventos de “cisnes negros”, ou seja, eventos inesperados na forma de falências, como o colapso do Lehman Brothers em 2008.
3. A força do urso prevalece no Nasdaq 100
Os vendedores atingiram um cluster local de níveis de suporte na área de 12.300 devido ao movimento corretivo visto no Nasdaq 100 nos últimos dias.
Ao mesmo tempo, esse nível é o primeiro grande teste para os ursos, que, se ultrapassado, deve abrir caminho para a continuação do movimento para o sul.
Nasdaq 100 Análise Técnica
Nesse cenário, a meta de curto a médio prazo para os vendedores seriam as mínimas do ano passado, que já estão abaixo de 11.000.
Os próximos dias serão importantes, com os dados de inflação dos EUA sendo divulgados na quarta-feira.
Divulgação: O autor não possui nenhum dos valores mobiliários mencionados.
I see You’re in reality a excellent webmaster. The web site loading pace is amazing.
It seems that you are doing any distinctive trick. In addition, the contents are masterpiece.
you’ve done a great process on this topic! Similar here:
ecommerce and also here: Sklep internetowy