Você viu? Reforma tributária, adeus a Zé Celso, dia mais quente já registrado e o lançamento do Threads


Resumo de notícias da semana de 3 a 7 de julho de 2023. A reforma tributária aprovada na Câmara. O adeus a Zé Celso. O dia mais quente já registrado na Terra. O lançamento da rede social Threads, concorrente do Twitter. A história da tiktoker Vanessa Lopes, queridinha das crianças. 
Reforma tributária
Apesar do foco no consumo, texto da reforma tributária aprovado na Câmara dos Deputados também trata da tributação de renda e patrimônio. As mudanças estão previstas em trecho que trata da cobrança de tributos sobre renda e patrimônio. Entre as novidades, estão:
PARA O IPVA (Imposto sobre Propriedades de Veículos Automotores)
cobrança para jatinhos, iates e lanchas, que atualmente não pagam tributo;
possibilidade de imposto progressivo de acordo com o impacto ambiental do veículo.
PARA O IPTU (Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana)
a atualização da base de cálculo do imposto por meio de decreto municipal
Saiba o que deve mudar nas cobranças de IPVA e IPTU com a reforma tributária
O texto da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da reforma tributária foi aprovado em segundo turno, com 375 votos a favor, 113 contra e três abstenções. O objetivo central da reforma, que ainda deve passar pelo Senado, é simplificar tributos. Entenda ponto a aqui.
Imposto será zerado para itens da cesta básica
Julia Duailibi: Reforma é aprovada com aliança improvável Tarcísio-PT
Adeus a Zé Celso
Zé Celso Martinez morre aos 86 anos; relembre a carreira do dramaturgo
“Eu acho que a fênix não é que ela renasce das cinzas. A fênix renasce das cinzas não porque ela, em si, é alguma coisa que renasce. A vida exige que ela renasça, ela tem que fazer as coisas da vida.”
Quem diz isso é Pascoal da Conceição ao falar ao podcats O Assunto sobre o apelido dado a Zé Celso de “fênix”. Revolucionário das artes brasileiras, o dramaturgo criador do Teatro Oficina morreu aos 86 anos, dois dias depois de um incêndio atingir o apartamento onde ele morava em São Paulo.
“Do ponto de vista de nós que assistimos a fênix renascer, é alguém que renasce de uma catástrofe, mas do ponto de vista da fênix, [ela] é alguém que é obrigado a renascer, é obrigado a levantar, é obrigado a sair à luta, a sair para a vida mesmo nas cinzas, mesmo queimada”. Ouça a íntegra do episódio abaixo:
Marcelo Drummond: ‘Segurei as duas mãos dele’, diz marido
PERFIL: Zé Celso Martinez fez história no Teatro Oficina com arte política e sensorial
Dia mais quente já registrado
A segunda-feira 3 de julho de 2023 foi o dia mais quente da história já registrado numa escala global, de acordo com dados dos Centros Nacionais de Previsão Ambiental dos Estados Unidos, que são ligados à administração Oceânica e Atmosférica Nacional do país (NOAA).
Na data, a temperatura média global atingiu a marca de 17,01°C, ultrapassando o recorde anterior de agosto de 2016, que era de 16,92°C, enquanto ondas de calor castigavam diversas partes do Hemisfério Norte.
Mapa de calor do Climate Reanalyzer da Universidade do Maine mostra a temperatura média global no último dia 3 de julho de 2023
Climate Reanalyzer
“Esse não é um marco para se comemorar”, declarou a cientista climática Friederike Otto, do Instituto Grantham para Mudanças Climáticas e Meio Ambiente do Imperial College London, no Reino Unido. “É uma sentença de morte para as pessoas e ecossistemas”. Leia mais aqui.
Focos de calor na Amazônia crescem 10,7% no 1º semestre e atingem maior taxa desde 2019
Threads, a nova rede social de Zuckerberg
Dono da Meta, que tem em seu catálogo redes sociais e aplicativos como Instagram, WhatsApp e Facebook, Mark Zuckerberg fez o seu primeiro post no concorrente Twitter em mais de 10 anos.
Não por acaso. Ele havia acabado de estrear a rede social Threads, criada para rivalizar com a “rede do passarinho”, que vem passando por altos e baixos desde que foi comprada por Elon Musk. Na publicação, Zuckerberg ironizou a semelhança entre as duas plataformas usando um meme do Homem-Aranha.
Mark Zuckerberg fez a seu primeiro tweet em mais de 10 anos na noite desta quarta-feira (7), após estrear a rede social Threads, criada para rivalizar com o Twitter.
Reprodução / Twitter
Nascido a partir do Instagram, o Threads tem estilo de “microblog” e representa uma concorrência direta ao Twitter. Saiba mais sobre o novo hype da internet e aproveite para seguir o g1 por lá.
Threads x Twitter: Tudo o que você tem que saber sobre essa treta das gigantes
‘Vanessa para baixinhos’
Ela tem quase 30 milhões de seguidores no TikTok — mais do que celebridades como Anitta, por exemplo, têm no app. E está prestes a alcançar a marca de um bilhão de curtidas na rede social chinesa de vídeos curtos.
Vanessa Lopes tem 21 anos, é dançarina e não consegue frequentar lugares onde tem criança sem segurança. “Meus amigos ficam brincando, me chamando de Xuxa, de Vanessa para baixinhos.
Conheça Vanessa Lopes, tiktoker que já tem quase 1 bilhão de likes
A “vitrine virtual” já lhe rendeu contratos com marcas nacionais e internacionais, indicações a prêmios, linha de maquiagem com seu nome e também participações em músicas e clipes.
Além disso, ela recebe por alguns dos vídeos que publica na plataforma (nos últimos dois meses, sua média de ganhos com o programa foi de R$ 6.250).
Conheça série do g1 que conta história de tiktokers e como monetizar vídeos
também teve isto BRIGA DE PALHAÇOS:
BRIGA DE PALHAÇOS: Patati e Patatá trocam socos durante show de trenzinho em SC
ESPLANADA DOS MINISTÉRIOS: Daniela Carneiro colocou cargo à disposição, mas permanece até anúncio de substituto, diz Planalto
LISTA: os carros mais vendidos no Brasil no 1º semestre
VIOLÊNCIA: vídeo mostra Luan sendo agredido por torcedores do Corinthians em motel
LEIS DE TRÂNSITO: Brasil cria regras para uso de bicicletas elétricas e ciclomotores
ENTENDA: TSE envia caso de Bolsonaro ao TCU, e nova condenação pode tirar ex-presidente das eleições de 2030
PERNAMBUCO: moradores ficam soterrados após prédio desabar no Grande Recife

Fonte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *