Novo presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, e o presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva (PT)
Carlos Barria/Reuters e Adriano Machado/Reuters
A vitória de Donald Trump como presidente dos Estados Unidos é um recado para o presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva (PT) cuidar mais da economia, garantindo principalmente uma inflação baixa, para evitar o que ocorreu no país americano.
A avaliação é de interlocutores do presidente Lula, depois da vitória expressiva do candidato republicano contra a democrata Kamala Harris. Segundo eles, apesar do desemprego baixo e do crescimento da economia, os americanos reprovaram os efeitos da inflação alta durante boa parte do mandato de Joe Biden.
Trump, desta vez, vai ganhar não só no colégio eleitoral como também deve vencer no voto popular, algo que ele não obteve na sua vitória em 2016.
E deve ter ainda o controle sobre a Câmara e o Senado nos Estados Unidos, além de já ter uma maioria conservadora na Suprema Corte.
Donald Trump é eleito presidente dos EUA
Dessa forma, Trump volta numa situação muito mais favorável para implementar o seu programa de governo.
A oposição ao governo Lula já está, inclusive, apostando que vai se repetir no Brasil o que ocorreu nos Estados Unidos.
Em mensagem nas redes sociais, o ex-ministro da Casa Civil do governo Bolsonaro, Ciro Nogueira, disse que há quatro anos os americanos optaram por mudar. Agora, “esses mesmo americanos voltaram às urnas” para reprovar a escolha passada.
Ciro Nogueira disse que os americanos, confrontados com perguntas como se a vida deles melhorou, se seu salário aumentou e sua casa está mais segura, responderam elegendo Donald Trump e rejeitando Joe Biden e Kamala Harris.
“Hoje os brasileiros já se fazem as mesmas perguntas. Qual resposta virá das urnas em 2026? Eu tenho um bom palpite”, finalizou o senador e presidente do PP, parabenizando Trump.
Segundo interlocutores de Lula, o que garantiu a vitória de Donald Trump foi a sensação da população americana de que o custo de vida continua muito alto, apesar de a inflação ter caído e a economia estar crescendo.
Algo semelhante pode estar acontecendo no Brasil, porque a aprovação do presidente Lula continua no mesmo patamar mediano, mesmo com um desemprego muito baixo e a economia crescendo.
Para assessores de Lula, o desfecho da eleição nos Estados Unidos reforça a necessidade de aprovação do programa de proteção do arcabouço fiscal, em análise pelo presidente Lula.
As medidas já foram apresentadas a ele pelos ministros da Fazenda, Fernando Haddad, e do Planejamento, Simone Tebet, mas algumas estão sofrendo resistências de ministros da ala política.
Fonte