O encontro religioso “Vinde e Vede 2024”, realizado pela Arquidiocese de Cuiabá, vai reunir cerca de 120 mil pessoas na Arena Pantanal, na Capital, nos quatro dias de Carnaval, do dia 10, neste sábado, ao dia 13, terça-feira.
Este ano, o evento, que é um dos maiores encontros religiosos da região e está em sua 37ª edição, terá como temática central “Voltando ao primeiro amor!”. Nesta edição, pela primeira vez o Vinde e Vede fará a interpretação com o uso da língua de sinais para levar acessibilidade para pessoas surdas, por meio da Pastoral dos Surdos.
Reprodução
“Construir a didática para esses quatro dias de evento é um desafio. A pessoa surda quer saber sobre o rito da missa e não só a tradução do que o padre está dizendo. Passo-a-passo vamos catequizando e instruindo nosso grupo, que terá um espaço reservado, pronto para acolher mais e mais, uma vez que gostamos de estar em grupos socializando, e não tenho dúvidas de que será uma experiência incrível”, destacou Maurício Silva, fonoaudiólogo e intérprete de sinais que, voluntariamente, acompanha a Pastoral na Arquidiocese desde sua criação.
O espaço reservado para pessoas surdas será na área VIP da Arena Pantanal. Na programação, para os quatro dias, estão previstas a interação e acompanhamento pelos membros da pastoral e também do sacerdote que dirige o grupo, composto por mais de vinte pessoas, o padre Flávio Jesus, vigário da Paróquia São João Bosco.
“Nosso objetivo é acolher as pessoas surdas, dar visibilidade as suas causas e também compreender que são pessoas que se expressam e precisam de inserção na comunidade local. Fico feliz com a mobilização pastoral de nossa Arquidiocese que se preocupa em viver o Vinde e Vede e apresentar esse movimento de evangelização para mais pessoas”, ressaltou o arcebispo metropolitano, dom Mário Antonio.
Veja a programação:
Sábado, dia 10: Celebra Jovem das 20h às 06h, com presenças do Padre Tony, Padre Pedro Faustino, Tayna Azevedo e Missionários Shalom.
Domingo, dia 11: celebração das 13h30 às 21h com presenças de Padre Francisco Amaral, Eugênio Jorge (Mensagem Brasil) e Kátia Roldi (Renovação Carismática Católica).
Segunda-feira, dia 12: Grande Cenáculo Mariano e a programação se estende das 10h30 às 21h com presenças de Irmãs Maria Raquel e Maria Joana (Instituto Hesed) e Padre Wellington (Movimento Sacerdotal Mariano)
Terça- feira, dia 13: das 10h às 22h com presenças de Padre Paulo Ricardo, Padre José Augusto (Sacerdote da Canção Nova) e Dom Mário Antonio (Metropolita de Cuiabá).
Transporte para o Vinde e Vede
Dos dias 10 a 13 de fevereiro, os participantes da 37ª edição do Vinde e Vede poderão contar com linhas diretas de ônibus para a Arena Pantanal. Para os moradores da região do grande CPA que farão o embarque no terminal, a recomendação é que peguem a linha em direção ao centro da capital. As linhas são: 308, 107, 340, 311 e 313. Assim, quando chegar na estação Alencastro, poderá fazer a integração com a linha 119, que segue direto para a Arena Pantanal.
Reprodução
O mesmo se aplica para os moradores da região do Coxipó, como a linha 711, por exemplo. Os moradores dos bairros Parque Cuiabá, Santa Terezinha, Parque Atalaia e Santa Amália poderão se deslocar para o centro da cidade e, nas estações Bispo, fazer a integração para a linha 119, em direção a Arena.
Todos os dias, ao final da programação, vários ônibus vazios estarão na região da Arena Pantanal para levar os participantes em direção ao centro da cidade.