Vereadores ligados ao CV devem perder o mandato eletivo, avalia advogado | …

O advogado e especialista em Direito Administrativo, Constitucional e Eleitoral, Rodrigo Cyrineu, avaliou que se ficar comprovado que vereadores de Cuiabá tenham sido financiados por faccções criminosas, como o Comando Vermelho, certamente, será passível da perda do mandato. A manifestação foi feita nas redes sociais.

Reprodução

Advogado Rodrigo Cyrineu

O prefeito eleito Abilio Brunini e vereador eleito, Rafael Ranalli, ambos do PL, argumentam que há vereadores infiltrados no Poder Legislativo, inclusive, alegando que houve financiamento de campanha e agora, no mais recente ato, estariam  comprando  voto de outros parlamentares para elegerem o presidente da Mesa Diretora. Para Cyrineu, as suspeitas são gravíssimas e precisam de uma apuração célere e rigorosa.

“É um tema grave e também tem consequências legais. Se ficar comprovado o envolvimento de facções no financiamento desses mandatos, dessas campanhas, por exemplo, nós estaremos diante de um cenário que poderá justificar a cassação. E se por outro lado houver o financiamento ou o recebimento de vantagens no exercício do mandato eletivo, aí pelo decreto-lei 201, nós poderemos observar um futuro processo de cassação de mandato por quebra de decoro parlamentar”, comentou.

Abilio prometeu denunciou  à Polícia Federal. Enquanto Ranalli, diz que vai  tornar   público os supostos envolvidos somente em 2025, quando tomar posse. Acontece que ambos alegam que as “provas” são “relatos da população”, ou seja, sem elementos concretos, mas que deverão ser apurados pela Segurança Pública.

“Então, a prosperar e a se comprovar essas acusações, essas alegações feitas pelo prefeito Abilio, nós poderemos ter dobramentos inclusive com cassações de registro e de mandato eletivo de eventuais vereadores que estiverem sendo financiados pelo Comando Vermelho”, completou Cyrineu.



Fonte