Valorização do boi gordo reduz diferença de preços

Esse valor representa uma redução de 2,92 pontos percentuais




Foto: Divulgação

Segundo divulgado pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), o diferencial de base entre os preços do boi gordo em Mato Grosso e São Paulo alcançou a média de -8,23% na parcial de maio de 2024 (até 17/05). Esse valor representa uma redução de 2,92 pontos percentuais em relação à média do mesmo período de abril de 2024.

Além disso, o indicador também apresentou uma queda em comparação a 2023, quando o diferencial entre as praças no mesmo período de maio era de -14,06%. Este cenário de encurtamento entre as cotações é atribuído à maior valorização da arroba mato-grossense.

Para exemplificar, o preço médio do boi gordo em Mato Grosso na parcial de maio de 2024 foi de R$ 213,03 por arroba (Imea), uma alta de 3,45% em relação ao mês anterior. Em contrapartida, a arroba paulista registrou um recuo de 0,16% no mesmo período, sendo comercializada a R$ 232,14 por arroba (Cepea), ambas as cotações a prazo e livres de impostos.

Por fim, o diferencial de base entre Mato Grosso e São Paulo no curto prazo dependerá do comportamento dos preços das arrobas nas praças, influenciado pelos fatores de oferta e demanda.



Fonte