União Brasil recebe 'aviso' do Planalto, e troca no Ministério do Turismo pode sair ainda nesta quarta


Governo deve oficializar deputado Celso Sabino como novo ministro, em meio às negociações da pauta econômica na Câmara. Impasse se estende há mais de um mês. O deputado Celso Sabino (PSDB-PA)
Vinicius Loures / Câmara dos Deputados
Deputados do União Brasil foram avisados por ministros do Palácio do Planalto que a formalização da mudança no Ministério do Turismo deve ser publicada ainda nesta quarta-feira (5).
Após semanas de adiamento do anúncio e negociações, Lula deve formalizar a saída da deputada Daniela Carneiro (União-RJ, em migração para o Republicanos) e a nomeação do também deputado Celso Sabino (União-PA).
A troca é esperada há semanas e atende a uma reivindicação do próprio União Brasil, após uma movimentação de Daniela e do marido, o prefeito de Belford Roxo, Waguinho, para migrar para o partido Republicanos.
A mudança no ministério, neste momento, tem o objetivo de acelerar a aprovação das pautas econômicas em negociação no plenário da Câmara.
O União Brasil já externou sua insatisfação com a demora e articuladores do governo entendem que é arriscado esperar mais. As negociações do Planalto, agora, envolvem encontrar um novo cargo para contemplar Daniela.
Cerimônia cheia
Há, ainda, um outro timing político considerado importante pelo União.
Com o esforço concentrado no Congresso e a expectativa de votação da reforma tributária, todos os principais personagens do “mundo político” estão em Brasília: governadores, prefeitos, secretários estaduais, deputados e senadores.
O partido quer anunciar a posse de Celso Sabino nesse ambiente, para garantir uma cerimônia com casa cheia. Se a formalização da troca demorar mais, Sabino pode acabar tomando posse durante o recesso parlamentar, em uma capital esvaziada.
Análise: O custo de tirar ou manter Daniela Carneiro no Ministério do Turismo

Fonte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *