Ucrânia usa foguetes da Coreia do Norte apreendidos por país 'amigo' contra a forças russas, diz jornal


Reportagem do ‘Financial Times’ afirma que soldados ucranianos foram vistos usando artilharia norte-coreana na região de Bakhmut. EUA acusa Pyongyang de fornecer armas para a Rússia. ARQUIVO: Soldados ucranianos da 3ª Brigada de Assalto disparam um morteiro de 122 mm contra as posições russas na linha de frente, perto de Bakhmut, em julho de 2023.
(AP Photo/Alex Babenko)
Militares ucranianos foram vistos usando foguetes da Coreia do Norte contra forças russas, de acordo com reportagem publicada pelo jornal britânico “Financial Times”. As informações foram divulgadas pela agência Reuters na noite desta sexta-feira (28).
Compartilhe no WhatsApp
Compartilhe no Telegram
Segundo o jornal, os foguetes teriam sido apreendidos por um país “amigo” antes de serem entregues para a Ucrânia. Por outro lado, o Ministério da Defesa ucraniano indicou que as armas foram capturadas das forças russas.
As armas norte-coreanas foram vistas enquanto tropas ucranianas operavam um sistema de disparo múltiplo de foguetes da era soviética. A reportagem cita que o registro foi feito perto da cidade de Bakhmut, no leste da Ucrânia, recentemente destruída em combates da guerra.
Cidade de Bakhmut, no leste da Ucrânia, foi destruída durante confrontos da guerra
Kholodnyi Yar Brigade/Reuters
Os Estados Unidos já acusaram a Coreia do Norte de fornecer armas para a Rússia, contribuindo para a invasão à Ucrânia. No entranto, tanto Moscou quanto Pyongyang negam.
Na quarta-feira (26), o ministro da Defesa da Rússia foi fotografado junto com o líder norte-coreano, Kim Jong-un, durante uma exposição por armas da Coreia do Norte, em Pyongyang.
Autoridades russas foram enviadas para a Coreia do Norte, nesta semana, para as comemorações do 70º aniversário do fim da Guerra da Coreia.
Putin diz a líderes africanos que Moscou está estudando plano de paz para a Ucrânia
Kim Jong-Un e o ministro da Defesa da Rússia, Sergei Shoigu, em exposição de armas da Coreia do Norte
KCNA via Reuters
VÍDEOS: mais assistidos do g1

Fonte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *