Trigo da UE prospera em 2023/24 apesar da seca

A produção de trigo na União Europeia (UE) para a safra 2023/2024 deve crescer, de acordo com os últimos dados do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA). A estimativa é promissora de 139,0 milhões de toneladas (Mt), marcando um aumento de 3% em relação ao ano anterior e, notavelmente, um aumento de 5% em relação à média de cinco anos de 132,2 Mt.

A área colhida também segue em trajetória ascendente, estimada em 24,4 milhões de hectares (Mha). Isso reflete um ligeiro aumento em relação ao ano anterior e um aumento de 2% em relação à média de cinco anos. O rendimento é estimado em 5,69 toneladas por hectare, superando o ano anterior e a média de cinco anos em 3%.

No entanto, a Península Ibérica, abrangendo Espanha e Portugal, enfrenta atualmente uma seca significativa, tanto a curto como a longo prazo. Isso afetou as expectativas de produção na região.

Apesar da Península Ibérica atingida pela seca, as imagens de satélite do final de abril, especificamente as imagens de anomalia do Índice de Vegetação por Diferença Normalizada (NDVI), pintam um quadro de vegetação robusta em todo o resto da Europa.

As condições favoráveis da colheita são atribuíveis às condições de plantio bem executados no outono passado, com níveis ideais de umidade do solo promovendo o surgimento e desenvolvimento saudável da cultura. O inverno tem sido ameno, com temperaturas acima da média, resultando em poucas perdas por conta do frio intenso.

No entanto, após um inverno seco, os níveis de umidade do solo foram repostos graças às chuvas abundantes da primavera. Para melhorar as condições para as operações de colheita, a chuva precisará diminuir permitindo a maior chegada de radiação solar, possibilitar a aplicação de insumos agrícolas e a realização de trabalho de campo. As imagens de satélite revelam níveis de vigor positivo em toda a UE, com exceção de Espanha e Portugal.

Olhando para os três maiores produtores de trigo da UE, França, Alemanha e Polônia, as previsões são positivas. A previsão da França é de 36,6 Mt, acima dos 35,0 Mt do ano passado. A Alemanha, embora com uma ligeira queda, deverá produzir 22,1 milhões de toneladas em comparação com as 22,6 milhões de toneladas do ano passado. A produção de trigo da Polônia deve se manter estável em 13,3 milhões de toneladas, quase igualando as 13,4 milhões de toneladas do ano passado.

Material elaborado pela equipe Agrotempo.



Fonte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *