Antes do jogo entre Argentina e Colômbia pela Copa América, um torcedor argentino de 29 anos subiu na letra “A” do jardim vertical, atração turística no centro de Buenos Aires, começou a pular e perdeu a vida ao cair no vazio. O incidente ocorreu durante a concentração de torcedores no Obelisco, que aguardavam um resultado positivo no Hard Rock Stadium de Miami, Estados Unidos, para celebrar até altas horas da madrugada de segunda-feira.
Segundo o relatório policial obtido pelo LA NACIÓN, o indivíduo estava vestido com uma jaqueta verde, calças cinzas e tênis brancos. Até o momento, sua identidade não foi revelada. Tanto bombeiros quanto agentes estão no local. Nas próximas horas, agentes da Polícia Científica tentarão determinar as causas da morte do torcedor argentino.
Reprodução
“O indivíduo em questão subiu na letra ‘A’ do Jardim Vertical, e através do uso de um megafone foi instruído várias vezes a descer e evitar colocar sua vida em risco, mas ele ignorou os avisos. Bombeiros foram solicitados ao local, momento em que o indivíduo, que estava pulando sobre a letra ‘A’, caiu no chão e faleceu”, relata o documento redigido pela Polícia da Cidade. O indivíduo caiu de uma altura de seis metros.
A causa está sendo investigada pela Fiscalía Nacional en lo Criminal y Contravencional N°10, sob responsabilidade do Dr. Vismara.
— Eu vi quando o homem caiu. Ele subiu nas letras, desabou pelo lado e caiu. Subiu sozinho. Pediram a ele várias vezes para descer, mas ele estava muito animado. Ele caiu de frente no chão. Não posso dizer se ele estava alcoolizado. Ouvi os gritos da família e dos amigos, das pessoas ao redor. Um grande grupo de torcedores ficou chocado ao ver o que aconteceu. Foi algo muito forte — relatou uma testemunha do incidente.
O Jardim Vertical foi inaugurado em março de 2016 pelo Ministério do Meio Ambiente e Espaço Público de Buenos Aires na Plaza de la República, em frente ao Obelisco, como parte das atividades da “Hora do Planeta”, iniciativa mundial que propõe apagar as luzes por uma hora para proteger o planeta. É uma estrutura composta por cerca de 6300 plantas de 23 espécies diferentes, com 13,27 metros de largura por 6,50 metros de altura e uma superfície total de 189,3 metros quadrados.