Cuiabá sediará a edição deste ano do Campeonato Ibero-Americano de Atletismo e ainda pode ser palco de quebra de recordes da modalidade. O torneio, que acontecerá nos dias 10 a 12 de maio, terá cerca de 516 atletas de 23 países competindo em solo mato-grossense. Além da conquista do índice olímpico, alguns atletas do Time Brasil possuem marcas boas o suficiente para quebrar pelo menos um recorde no campeonato.
Os destaques da delegação brasileira do torneio dominam a expectativa de fazer história em Cuiabá. Nas provas de velocidade, os atletas Erik Barbosa Cardoso, Felipe Bardi e Lorraine Martins podem superar as marcas pessoais nesta edição do Ibero.
Wagner Carmo/CBAt
Os velocistas Felipe Bardi e Erik Barbosa Cardoso: chance de quebrar recordes em Cuiabá
Competindo nos 100m, Felipe é dono do recorde brasileiro, com 9,96 segundos. O velocista paulista tem chances de quebrar o recorde sul-americano, que é de 9,89s e pertence ao atleta do Suriname, Issamade Asinga.
Em troca de conquistar outro recorde, Felipe corre o risco de ser desbancado pelo colega de prova Erik Cardoso, que atingiu os 9,97s em julho de 2023.
Ainda nas provas de velocidade, Lorraine Martins, dos 200m, também pode fazer história. Com a marca de 22,59s, que atingiu em Cuiabá no ano passado, Lorraine pode desbancar o recorde de Vitória Rosa, de 22,47s.
Potencial em provas de campo
Já nas outras provas, – saltos em geral e arremessos -, o Time Brasil também possui chances de fazer história. A dupla do salto em altura, Fernando Ferreira e Thiago Moura, possui marcas que estão muito próximas dos recordes brasileiros e sul-americanos, que são de 2,32m e 2,33m, respectivamente. Os atletas possuem 2,30m e 2,31m como melhores marcas da carreira.
Ainda no salto em altura, a atleta Valdileia Martins alcançou a marca de 1,90m no último domingo (28), durante o Desafia da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt). Com o novo resultado, Valdileia torna-se a segunda mulher a saltar acima de 1,90m, ficando a apenas dois centímetros do recorde brasileiro de Orlane dos Santos.
Wagner Carmo/CBAt
A atleta Lissandra Campos, atual recordista brasileira no salto em distância
Lissandra Campos, a aposta de Mato Grosso no salto em distância, é a atual recordista brasileira na prova, com 6,67m. No entanto, há chances de que a atleta se supere durante o Ibero-americano, uma vez que a sua maior marca foi 6,69m.
O Campeonato Ibero-americano de 2024 acontecerá no Centro Olímpico de Treinamento da Universidade Federal de Mato Grosso (COT-UFMT). As provas acontecerão de manhã e a noite, incluindo provas de rua, como a marcha atlética. Ao todo, a delegação do Brasil possui 90 atletas e grande parte está na corrida para atingir o índice olímpico, como forma de garantir uma vaga nos jogos de 2024.