O ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, durante reunião com Elmar Nascimento, pré-candidato do União Brasil à Presidência da Câmara
Gil Ferreira/SRI
O ministro da Secretaria de Relações Institucionais (SRI), Alexandre Padilha, se reuniu na tarde desta terça-feira (10), no Palácio do Planalto, com o deputado Elmar Nascimento (União Brasil-BA), um dos candidatos à presidência da Câmara.
Padilha, que responde pela articulação do governo no Congresso, conversou com Elmar acompanhado dos ministros Juscelino Filho (Comunicações) e Celso Sabino (Turismo), ambos filiados ao União Brasil e deputados licenciados.
Elmar é um dos nomes do Centrão que tenta se viabilizar como o candidato apoiado pelo atual presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), na eleição que ocorrerá em fevereiro de 2025.
Antônio Brito (PSD-BA) e Hugo Motta (Republicanos-PB) também estão na disputa. Lira pretendia definir um nome de consenso do Centrão, mas ainda não fechou as negociações.
A reunião de Elmar com Padilha ocorreu em um momento no qual se articula um encontro do deputado baiano com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que nesta terça-feira cumpriu agenda no Amazonas.
A expectativa é que nesta semana Lula também se reúna com outro candidato à sucessão de Lira: o deputado Antônio Brito (PSD-BA).
Na quarta-feira passada (4), o presidente recebeu Hugo Motta (Republicanos-PB), após o atual vice-presidente da Câmara, Marcos Pereira (Republicanos-SP) desistir de disputar a função em favor de Motta. Lula e Motta acertaram de conversar novamente nos próximos dias.
A entrada de Motta na disputa e do contato com Lula repercutiram na base do governo. Após o encontro da semana passada, Lula disse em entrevista não ter candidato à presidência da Câmara e acenou com encontros com os demais postulantes ao cargo.
Lula deu aval para Hugo Motta concorrer na Câmara, diz deputado Marcos Pereira
Fonte