Existe uma dificuldade em remover apenas as ervas daninhas das lavouras
Agrolink
– Leonardo Gottems
Os veículos da Carbon Robotics, equipados com 24 GPUs NVIDIA, utilizam modelos de visão computacional – Foto: Divulgação
O braço de capital de risco da NVIDIA, NVentures, investiu na Carbon Robotics, uma empresa dos EUA conhecida por sua plataforma autônoma de remoção de ervas daninhas a laser para culturas especiais. Embora o valor específico do investimento não tenha sido divulgado, a Carbon Robotics afirmou que essa contribuição completou sua Série C de financiamento. A empresa planeja utilizar os recursos para acelerar o desenvolvimento de seus produtos e expandir sua presença internacionalmente.
Os veículos da Carbon Robotics, equipados com 24 GPUs NVIDIA, utilizam modelos de visão computacional baseados em aprendizado profundo para identificar e eliminar ervas daninhas de forma autônoma com lasers de CO2. O produto, chamado LaserWeeder, processa 4,7 milhões de imagens de alta resolução por hora e elimina 5 mil ervas daninhas por minuto. A empresa possui um conjunto de dados com 25 milhões de plantas rotuladas e mais de 30.000 modelos de culturas e ervas daninhas. Atualmente, a Carbon Robotics fornece suas máquinas para renomados produtores dos EUA, como Taylor Farms, Cal-Organic e Braga Fresh.
O relacionamento com a equipe NVenture da NVIDIA começou quando a Carbon Robotics incluiu GPUs NVIDIA no LaserWeeder para mostrar uma nova abordagem para remoção de ervas daninhas de precisão, disse Paul Mikesell, CEO da Carbon Robotics, à AgFunderNews. “Esta demonstração destacou o profundo potencial da tecnologia de IA e GPU para transformar a indústria agrícola, melhorando as operações agrícolas e a economia através de tecnologias avançadas.”
De acordo com uma pesquisa de produtores ocidentais de 2023, a remoção de ervas daninhas é a tarefa agrícola mais popular para automatizar em culturas especializadas. O maior desafio para os agricultores não é a presença das ervas daninhas em si, mas a dificuldade em encontrar mão-de-obra suficiente para gerenciá-las.