O secretário estadual de Segurança Pública, coronel César Roveri, anunciou que serão mobilizados cerca de 4 mil servidores da pasta, visando garantir a integridade das eleições de 6 de outubro nos 142 municípios de Mato Grosso. A fala foi realizada durante apresentação do planejamento de segurança na sede do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT), nesta segunda-feira (23).
“O Governo de Mato Grosso está empregando 4 mil servidores [nesta ação], apenas da SESP, diretamente nos locais de votação, trabalhando no suporte para que todos possam atuar”, iniciou Roveri, sobre o empenho de agentes da Polícia Militar, Polícia Judiciária Civil e Corpo de Bombeiros.
Goevanna Torquato
Além do efetivo policial que vai para as ruas, Roveri valorizou a atuação do governador Mauro Mendes (União Brasil), que implementou o programa Vigia Mais MT, destinado ao fornecimento de câmeras de videomonitoramento, que servirão de suporte. Ao todo, segundo ele, há 7 mil câmeras espalhadas pelo estado em pleno funcionamento.
“Estamos falando que quase 7 mil câmeras instaladas em Mato Grosso, que ajudará na prevenção e talvez, até na elucidação de possível crime eleitoral. Mas o principal é que o Estado está fornecendo todo suporte para que o cidadão possa exercer o seu voto”, assegurou.
Ele lamentou que em Cuiabá não houve uma adesão significativa do Vigia Mais MT por parte do município, mas ressaltou que em todas as escolas estaduais, há e haverá o monitoramento de vídeo por parte das Forças de Segurança. Além do efetivo policial mato-grossense, o Exército, Marinha, Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal também atuarão nas eleições.
A presidente do TRE-MT, desembargadora Maria Aparecida Ribeiro, também celebrou o programa Vigia Mais MT, sinalizando que a Justiça Eleitoral estará a atenta a qualquer irregularidade que seja captada pelas câmeras no estado.
“[Essa quantia de câmeras] facilita para nós da Justiça Eleitoral a fiscalização, principalmente, e aos partidos políticos, porque a partido do momento que você tem visibilidade do que está acontecendo no local, a ação é imediata, esse trabalha vai ser muito bom na fiscalização de algum abuso que porventura ocorrer nas eleições”, concluiu.
Efetivo Total
O efetivo mato-grossense de mais de 4 mil servidores, é composto por 2.292 agentes da Polícia Militar, 1.184 da Polícia Judiciária Civil e 402 do Corpo de Bombeiros Militar. Já no âmbito federal, com atendimento focado em áreas de difícil acesso e terras indígenas, o efetivo será de 436 militares do Exército Brasileiro, 183 agentes da Polícia Federal, 21 da Marinha e 5 da Polícia Rodoviária Federal.