Apesar de não serem presença garantida na alimentação diária, as sementes são ricas em nutrientes essenciais para o corpo humano. Uma delas, em específico, é uma verdadeira aliada daqueles que buscam novas estratégias para perder peso: a semente de abóbora.
Reprodução
De acordo com Gabriel Moliterne, nutricionista do Hospital Albert Sabin de São Paulo, a semente de abóbora é rica em proteínas de alta qualidade e aminoácidos essenciais, que ajudam na manutenção e no reparo dos tecidos do corpo, além de serem fundamentais para o funcionamento celular.
“As gorduras saudáveis presentes, como os ácidos graxos poli-insaturados (incluindo ômega-3 e ômega-6), contribuem para a saúde cardiovascular, auxiliando no controle do colesterol e na redução de inflamações”, descreve.
Tais sementes também podem ser incluídas nas dietas daqueles que visam a perda de peso, porque ajudam na regulação do apetite. Moliterne explica que as fibras presentes nas sementes de abóbora formam um gel no estômago durante a digestão, retardando o esvaziamento gástrico.
Esse processo é capaz de prolongar a sensação de saciedade, reduzindo a fome e a vontade de comer ao longo do dia. “Além disso, as fibras auxiliam no controle do apetite ao estabilizar os níveis de glicose no sangue, evitando picos e quedas bruscas que podem levar ao aumento da fome”, acrescenta.
A combinação de proteínas e fibras auxilia na boa saúde metabólica. O nutricionista explica que as proteínas presentes na semente são capazes de regular hormônios relacionados à saciedade, como o GLP-1 (peptídeo semelhante ao glucagon) e a grelina.
“Esses hormônios atuam diretamente no cérebro para sinalizar quando o corpo está satisfeito, ajudando a reduzir o desejo por alimentos e a ingestão calórica”, afirma Moliterne.