Semeadura de trigo tem avanço promissor

Em um panorama geral das condições das lavouras de trigo no Brasil, o monitoramento semanal da Conab revela sinais positivos de desenvolvimento nas principais regiões produtoras. No Rio Grande do Sul, a semeadura tem ocorrido de maneira satisfatória no Alto Uruguai, Missões, Depressão Central e Oeste do Planalto Médio. No entanto, a alta nebulosidade e a manutenção da umidade têm favorecido a incidência de doenças fúngicas, apontando a necessidade de atenção dos produtores para o controle fitossanitário. No Nordeste gaúcho, a semeadura tem progredido sem maiores dificuldades. No Paraná, a semeadura de trigo atingiu expressivos 91% da área total prevista. De modo geral, as lavouras apresentam boas condições, estando na maioria em fase de desenvolvimento vegetativo, com algumas regiões já observando o enchimento de grãos.

Em Santa Catarina, a semeadura do grão avança dentro do período ideal, e as lavouras, predominantemente em emergência e desenvolvimento vegetativo, estão em boas condições, segundo a Conab.

O estado de São Paulo registra lavouras, em sua maioria, em estágio de enchimento de grãos. Entretanto, o clima quente tem prejudicado o desenvolvimento da cultura, exigindo esforços extras dos produtores. Na região de Itapetininga, a situação é mais crítica, onde o clima seco favoreceu o ataque de lagartas. Em Minas Gerais, a maioria das lavouras apresentam bom desenvolvimento, encontrando-se em fase de enchimento de grãos e maturação.

Em Goiás, o trigo de sequeiro encontra-se em fase de colheita e tem mostrado boa produtividade. As lavouras irrigadas estão em fase de enchimento de grãos e apresentam boas condições. Já na Bahia, as lavouras estão principalmente em fase de desenvolvimento vegetativo, mas algumas já se encontram em floração e enchimento de grãos, apresentando boa qualidade.

O relatório da Conab, portanto, mostra um cenário positivo para a safra de trigo no Brasil, apesar de alguns desafios climáticos e fitossanitários. Continuaremos monitorando e reportando sobre o desenvolvimento das lavouras de trigo em todo o país.

Os números mostram que a safra está progredindo de maneira positiva, com a semeadura avançando conforme o planejado na maioria dos estados. A expectativa é que as condições climáticas continuem favoráveis para que o desenvolvimento das lavouras siga no mesmo ritmo.

Em relação à semeadura, os números mostram um avanço significativo na última semana. No Rio Grande do Sul, estado que na safra passada apresentava 50% da semeadura realizada, agora registra um crescimento para 66%. O Paraná, que na semana anterior estava com 83% da semeadura concluída, avançou para 91%. O mesmo cenário de avanço é observado em Santa Catarina, onde o percentual de semeadura saltou de 27% para 45%.

Além disso, nos demais estados produtores – que incluem São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Goiás e Bahia – as operações de plantio já finalizaram na semana anterior. No agregado desses 7 estados, a semeadura atingiu 79,6% na última semana, um avanço considerável em relação aos 71,4% registrados na safra de 2022.

Informações obtidas no boletim de Progresso de Safra da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab)
 



Fonte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *