O SearchGPT, projeto de buscador que pretende colocar a OpenAI como uma concorrente direta do Google, não foi bem avaliado em testes iniciais. Segundo o jornal The Washington Post, ainda há um longo caminho pela frente para que o serviço atinja a qualidade desejada.
A reportagem entrevistou pessoas que tiveram acesso à ferramenta e elas fizeram várias críticas ao serviço. Os problemas apontados incluem falhas no funcionamento básico de um mecanismo de busca, além de defeitos tipicamente encontrados em plataformas de inteligência artificial (IA).
O protótipo testado tinha problemas com respostas regionais demais e recursos de compras. Além disso, “apresentou informações inverídicas ou alucinou em algumas ocasiões” — ou seja, inventou conteúdos totalmente falsos só para não retornar um prompt sem o conteúdo desejado.
A interface do SearchGPTFonte: OpenAI
O engenheiro de software Ananay Arora, uma das testadoras do protótipo, disse que o SearchGPT “ainda não é tanto uma ameaça ao Google“. Os problemas encontrados por ele incluem a adição de imagens nos resultados, o que confunde o leitor.
A interface do serviço foi tida como “menos impressionante” do que o esperado. Ainda assim, a plataforma recebeu alguns elogios no resumo de conteúdos e sobre o seu potencial.
O futuro do SearchGPT
O SearchGPT funciona como uma espécie de híbrido entre o chatbot da OpenAI e um mecanismo de busca que vasculha a internet e a própria base de dados.
Ao receber um comando de texto, em vez de apresentar sites para que você encontre a resposta por conta própria, o serviço exibe um resumo automático do conteúdo com sugestões opcionais de fontes.
Em comunicado enviado ao The Washington Post, a OpenAI ainda confirmou que vai “pegar as melhores funções” do serviço de busca e “fundi-las com o ChatGPT“, o que indica que o SearchGPT pode nunca ser lançado como um produto isolado. A empresa ainda rejeitou a ideia de anúncios nos resultados em um primeiro momento, já que ele inicialmente será liberado apenas para assinantes.
Por enquanto, o SearchGPT segue em fase de testes com grupos fechados de usuários. Ainda não há uma previsão de lançamento da versão estável do buscador de IA.