Principal fornecedora de telas OLED para dispositivos móveis do mercado, a Samsung está se preparando para um grande avanço neste componente, com a produção de painéis OLED sem bordas para celulares. Detalhes sobre a nova tecnologia foram divulgadas pelo vazador Revegnus na quinta-feira (17).
Em seu perfil na rede social X, o especialista em vazamentos compartilhou o slide de uma apresentação interna da fabricante sul-coreana na qual é possível ver a imagem de um painel sem qualquer moldura. A novidade é descrita pela marca como “All around full screen”, algo como “Tudo em tela cheia”, na tradução livre.
Como indica a nomenclatura, a nova tela vai envolver completamente toda a dianteira do smartphone, não exigindo nenhuma borda. Ela terá ainda tecnologia de laminação 3D e controle de brilho independente para a região em que normalmente ficaria a moldura, de acordo com as descrições que podem ser vistas no slide.
A imagem da nova tela sem bordas da Samsung apareceu em uma apresentação interna.Fonte: Twitter/Tech_Reve
O painel com borda zero aparece ao lado de outros displays da geração atual com diferentes tipos de soluções para atender aos clientes da Samsung. Há, por exemplo, uma tela com o entalhe convencional, geralmente adotado pelos celulares de entrada, e um painel com o notch em formato de pílula, que vem sendo utilizado em modelos mais recentes.
Apple pode estrear a tecnologia
De acordo com o SamMobile, a Apple pode ser a primeira empresa a estrear a nova tela OLED sem bordas em desenvolvimento pela Samsung. Recentemente, surgiu a notícia de que a gigante de Cupertinou pediu aos fornecedores que desenvolvesse um painel totalmente sem moldura para os futuros iPhones.
Embora esse tipo de tecnologia ainda esteja longe de ficar disponível, a tecnologia “All around full screen” pode ser a resposta inicial ao pedido da Maçã. A empresa americana também solicitou o desenvolvimento do mesmo tipo de tela à LG Display.
Ainda conforme a publicação, a ausência de bordas no painel pode facilitar a difusão da tecnologia de câmera sob a tela. Nos celulares que adotarem o design, é provavél que não haja nenhum tipo de furo ou recorte para abrigar os sensores de fotos e vídeos.