Sai dancinha, entra educação: TikTok terá feed exclusivo para ciência

Nesta última terça-feira (14), o TikTok anunciou que oferecerá mais um feed aos usuários da plataforma, com foco total em conteúdos relacionados aos temas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática. Além dos feeds ‘Seguindo’ e ‘Para você’, a aba ‘STEM’ (sigla das palavras Science, Tecnology, Engineering e Math, ou ciência, tecnologia, engenharia e matemática) será incluída no app para oferecer conteúdos verificados sobre os temas.

Todos os vídeos disponíveis no novo feed serão avaliados por uma moderação especial e passarão por um processo de checagem de informações — uma curiosidade: a apresentação do STEM foi realizada no Dia do Pi, que é o mesmo dia do nascimento do físico Albert Einstein.

Conforme revelado em comunicado, por enquanto, a novidade estará disponível aos usuários nos Estados Unidos já nas próximas semanas.

A Common Sense Network é uma das empresas parceiras que realizará a moderação para garantir que os vídeos possam ser publicados no feed; atualmente, a empresa já ajuda o TikTok a filtrar conteúdos por idade. A Poynter é outra companhia parceira que auxiliará com a curadoria, avaliando a veracidade dos conteúdos abordados nos vídeos.

“A criatividade do conteúdo do TikTok o torna uma fonte de informação enérgica e divertida, e a Poynter ficou feliz em fazer parceria com o TikTok para ajudar a melhorar a qualidade e a experiência segura de seu feed STEM”, disse o presidente da Poynter, Neil Brown.

A funcionalidade vai ajudar a acabar com vídeos de ciência e tecnologia que geram desinformação, como vídeos que divulgavam falsas informações sobre a covid-19.A funcionalidade vai ajudar a acabar com vídeos de ciência e tecnologia que geram desinformação, como vídeos que divulgavam falsas informações sobre a covid-19.Fonte:  TikTok 

Feed de Ciência e Tecnologia

A ByteDance, companhia responsável pelo TikTok, explica que o aplicativo já é considerado um bom espaço para as comunidades de conteúdos educacionais. Não é à toa que os vídeos relacionados aos temas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática já receberam mais de 110 bilhões de visualizações; contudo, a partir de agora, os vídeos qualificados devem passar por múltiplas camadas de moderação até chegarem ao feed STEM.

“Neste momento, estamos focados em levar o STEM para as pessoas nos EUA, e estamos ansiosos para ver como a comunidade TikTok abraça esta nova fonte de conteúdo enriquecedor”, disse um porta-voz do TikTok ao TecMundo por email.

Agora, o feed STEM será lançado apenas aos consumidores nos Estados Unidos, e a companhia não deixou claro se vai disponibilizar o recurso no Brasil ou em outras regiões do mundo. Não é a primeira vez que o TikTok testa feeds temáticos: em fevereiro, a companhia começou a oferecer alguns feeds específicos em mercados selecionados, com temas como moda, esportes e jogos.

@katvoltage Drop any questions you have for me in the comments! #katyaechazarreta #space #spacethings #stem #engineer #rocket #launchday #nasa #womeninstem #latina #mexico #mexicana #citizenastronaut ? Chopin Nocturne No. 2 Piano Mono – moshimo sound design

Fonte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *