Conselho municipal de Zvyahel orientou população a permanecer em casa devido à poluição do ar após bombardeio. Guerra da Ucrania
GETTY IMAGES
Após a Ucrânia atingir a cúpula acima de um reator desligado na usina nuclear de Zaporizhzhia, controlada pela Rússia, no último domingo (7), o país contra-atacou e lançou 24 drones de ataque contra a Ucrânia nesta segunda-feira (8), visando principalmente infraestruturas críticas no sul e no leste do país, informou a Força Aérea da Ucrânia a Reuters.
O conselho municipal de Zvyahel, na região de Zhytomyr, na Ucrânia, orientou as pessoas a permanecerem em casa depois que o ataque aéreo da Rússia ao objeto de infraestrutura crítica resultou em poluição do ar.
“A Rússia atingiu um objeto de infraestrutura da comunidade durante a noite”, disse o conselho municipal no aplicativo de mensagens Telegram.
“Não há vítimas entre a população civil. Atualmente, existe uma ameaça direta de poluição do ar, por isso é recomendado permanecer em ambientes fechados com as janelas fechadas”.
A Rússia intensificou os seus ataques com drones e mísseis contra instalações energéticas ucranianas nas últimas semanas, causando danos significativos e ameaçando os ucranianos com uma repetição dos apagões que sofreram no primeiro ano após a invasão russa em Fevereiro de 2022.
A defesa aérea ucraniana derrubou 17 dos 24 drones Shahed produzidos no Irã que a Rússia usou em seu ataque, sobre as regiões de Odesa, Mykolaiv, Kirovohrad, Khmelnytskyi e Zhytomyr, disse a Força Aérea no aplicativo de mensagens Telegram.
Um míssil aéreo guiado Kh-59 lançado pela Rússia foi destruído na região de Dnipropetrovsk, acrescentou.
Quatro drones foram destruídos na região sul de Odesa, disse Oleh Kiper, governador regional, acrescentando que uma instalação de logística e transporte e um posto de gasolina foram danificados.
Ucrânia diz que derrubou aeronave A-50 da Rússia
Fonte