O ator francês Alain Delon, que ficou famoso por filmes como Um Sol por Testemunha, morreu neste domingo (18/8), aos 88 anos, segundo comunicado da própria família.
“O senhor Delon morreu na manhã deste domingo, em sua residência de Douchy-Montcorbon, cercado por seus três filhos e familiares”, diz divulgada nota enviada à agência de notícias AFP.
Instagram/Reprodução
“Alain Fabien, Anouchka, Anthony, assim como seu [cão] Loubo, estão profundamente tristes com a partida do seu pai”, também trazia o texto, que pedia privacidade no difícil momento. A causa da morte não foi revelada.
Delon participou de mais de 90 produções cinematográficas, colaborando com renomados cineastas como Louis Malle, Michelangelo Antonioni, Jean-Luc Godard, Jean-Pierre Melville, Luchino Visconti, René Clément e Jacques Deray. Seu talento e carisma tornaram-no um dos atores mais cultuados de sua geração.
Delon é descrito por especialistas e artistas como um “gigante da cultura francesa”. Esteve à frente de filmes como O Sol por Testemunha, Rocco e Seus Irmãos e O Leopardo. Apesar do sucesso em seu país, ele nunca alcançou o mesmo nível de fama em Hollywood.
Sua última grande aparição foi para receber uma Palma de Ouro honorária no Festival de Cinema de Cannes, em maio de 2019. Após sofrer um AVC no mesmo ano, Delon passou a viver recluso em sua propriedade, e sua família chegou a declarar que ele manifestou o desejo de se submeter ao suicídio assistido.