Ratchet and Clank: Rift Apart chegou nesta quarta-feira (26) ao PC. Lançado originalmente em 2021, o jogo era até então exclusivo para PS5. Porém, assim como outros títulos, como Returnal, Horizon Zero Dawn, Uncharted e God of War, ele também ganhou uma versão para Windows.
E, assim como nos outros jogos, há uma curiosidade enorme em saber como será o desempenho do título na sua versão para PC. Foi o que fez o canal Digital Foundry, que comparou o mesmo game rodando no seu console nativo, o PS5, junto com duas configurações de PCs: uma de alta desempenho e outra com as configurações mínimas que o jogo suporta.
Confira no vídeo abaixo como ficou a comparação:
Jogo roda mais rápido no PS5
O vídeo traz uma tela dividida, onde a primeira coluna mostra o game rodando na resolução 4K, com DLSS ativado no modo qualidade, em um PC com uma configuração poderosa. Ele conta com processador Intel Core i9 12900K, placa de vídeo NVIDIA GeForce RTX 4090 e 32 GB de RAM DDR5.
Já a segunda tela, traz o game rodando no PlayStation 5 no modo desempenho, que reduz a qualidade das imagens para que ele seja executado em 60 FPS, sem travamentos ou quedas de frames, durante as partidas.
Por fim, a terceira coluna traz Ratchet and Clank: Rift Apart rodando em um PC modesto, com a seguinte configuração: processador AMD Ryzen 3 3100, placa de vídeo AMD RX 570 4 GB, e 8 GB de DDR4. Além disso, ele é executado em 720p, já que ele não suporta resoluções maiores.
A comparação de Ratchet and Clank: Rift Apart no PC e no PS5Fonte: Reprodução / YouTube
Em relação aos gráficos, é possível notar uma enorme diferença entre as duas primeiras telas e a última. Enquanto elas mostram o jogo rodando com gráficos de ponta, e sem qualquer engasgo ou queda de frames, na última é visível o quanto o visual é mais embaçado, e a reprodução não mantém os 60 FPS a todo momento.
Já em relação à performance, é possível notar que a coluna do meio, referente ao game rodando no PS5, faz com que ele seja executado mais rápido. Dá para perceber, em diversos pontos do vídeo, o quanto ele chega primeiro em determinadas partes do jogo do que nas outras duas plataformas. Muito disso, deve-se ao SSD do PS5 e, claro, a arquitetura principal de desenvolvimento, já que ele foi criado originalmente para ser reproduzido no console da Sony.
É possível notar com clareza no vídeo como o game roda mais rápido na versão para PS5 do que nas versões para PCFonte: Reprodução / YouTube
Mesmo assim, chama atenção o quanto Ratchet and Clank: Rift Apart é belo sendo executado no PC de alta performance. O mesmo aconteceu com grande parte dos títulos da Sony que foram importados para os computadores. Entretanto, alguns deles não tiveram o mesmo sucesso, como por exemplo The Last of Us, que sofreu com falhas visuais e problemas na performance do jogo, mesmo em PC de ponta.
E você, o que achou da comparação de gráficos? Conte para a gente em nossas redes sociais!