Quase 500 queimadas urbanas são registradas em Cuiabá e Várzea Grande | …

CBM-MT

Queimada urbana

Cuiabá já registrou 243 focos de incêndios urbanos desde janeiro até julho deste ano, um aumento de 3% em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram registrados 235 focos. Já Várzea Grande registrou 127 focos, uma redução de 15% em relação ao mesmo período anterior. No total, até dia 15 de agosto, já foram 495 focos de queimadas urbanas em Cuiabá e Várzea Grande.

Na primeira quinzena de agosto, até o dia 15, mais de 70 incêndios já atingiram o perímetro urbano em Cuiabá e 51 em Várzea Grande. No ano passado, os meses de julho e agosto foram os piores nos dois municípios, com os maiores números. Neste ano, os dados vêm acompanhando essa tendência. 

O calor registrado, com temperatura chegando a 40°C, também impacta no aumento da propagação do fogo. Na semana passada, a fumaça dos incêndios deixou o céu encoberto, formando uma névoa e exalando um forte odor nos dois municípios. A umidade relativa do ar tem ficado abaixo de 20% com frequência, em estado de alerta e chegando ao estado de emergência nos últimos dias, com índice abaixo de 12%.

Os incêndios causados pelo homem e, muitas vezes, de forma negligente, afetam as áreas verdes. Os motivos por trás dessas queimadas são diversos, desde a limpeza de terrenos no fundo do quintal até a prática ilegal de queimadas, como método de desmatamento. Com o clima seco, a propagação do fogo tende a ser mais rápida.

Denúncias

A população pode denunciar casos de queimadas urbanas em Cuiabá pelo Disque-Denúncia da Secretaria de Ordem Pública pelo telefone (65) 3616-9614, com atendimento de segunda à sexta-feira, das 8h às 18h, ou ainda pelo 193 do Corpo de Bombeiros Militar, em qualquer horário, para Cuiabá e Várzea Grande.



Fonte