Foi confirmada na manhã de ontem (2) a greve de milhares de roteiristas de Hollywood. Anunciada oficialmente pelo sindicato da categoria, o Writers Guild of America (WGA), a paralisação tem o objetivo de garantir melhores salários aos profissionais, além de maior participação nos lucros das produções distribuídas por serviços de streaming.
Mas do lado daqui, você pode estar se perguntando como a greve deve impactar as suas séries favoritas. A resposta é que, assim como aconteceu nas paralisações anteriores da categoria, a produção de várias séries deve parar completamente. Consequentemente, o lançamento de novos episódios será adiado.
Showrunners de séries de sucesso, como Jon Hurwitz (Cobra Kai) e Quinta Brunson (Abbott Elementary), por exemplo, expressaram apoio aos roteiristas e confirmaram que a produção das séries parou 100% com a greve. “Odiamos fazer greve, mas se for preciso, vamos atacar com força. Estes não são momentos divertidos, mas infelizmente são necessários”, escreveu Hurwitz no Twitter. Confira abaixo a lista de séries que serão afetadas pela greve dos roteiristas em 2023:
- Abbott Elementary (Star+): produção da terceira temporada interrompida;
- Cobra Kai (Netflix): produção da sexta e última temporada interrompida;
- Yellowjackets (Paramount+): produção da terceira temporada interrompida;
- Stranger Things (Netflix): gravações da quinta temporada não começarão enquanto a greve dos roteiristas estiver acontecendo;
- Hacks (HBO): pós-produção da terceira temporada interrompida;
- Ruptura (Apple TV+): filmagens da segunda temporada foram interrompidas;
- A Knight of the Seven Kingdoms – The Hedge Knight (HBO): o novo spin-off de Game of Thrones teve a produção do roteiro interrompida;
- Daredevil: Born Again (Disney+): produção da primeira temporada interrompida;
- Sandman (Netflix): filmagens da segunda temporada foram interrompidas.
Abbott Elementary será uma das mais afetadas, já que os roteiros dos episódios são feitos enquanto a temporada já está no ar (Foto: divulgação)
Neil Gaiman, roteirista de Good Omens (Prime Video), confirmou que também participará da greve, mas que a segunda temporada da série já está finalizada. Por isso, os novos episódios não serão afetados. Outra série que passará ilesa ao movimento é A Casa do Dragão (HBO), que já teve o roteiro da segunda temporada concluído.
Talk shows interrompidos
Os mais afetados neste primeiro momentos serão os talk shows noturnos, mais famosos nos Estados Unidos. Durante a greve, serão exibidas reprises de programas anteriores no lugar dos episódios inéditos. Confira a lista dos afetados:
- Jimmy Kimmel Live! (ABC)
- The Late Show (CBS)
- The Tonight Show (NBC)
- Real Time With Bill Maher (HBO)
- This Week Tonight (HBO)
- Saturday Night Live (NBC)
A lista será atualizada assim que forem confirmados novos títulos.