Protect Call: Itaú lança recurso para combater golpe da falsa central telefônica

O Itaú Unibanco anunciou, nesta segunda-feira (29), um recurso de proteção para seus clientes desenvolvido pela DialMyApp, para combater os golpes das chamadas “falsas centrais telefônicas”.  A funcionalidade identifica as ligações fraudulentas em celulares, alerta o usuário e as interrompe, evitando que os clientes do banco sejam expostos aos criminosos.

O recurso é chamado de Protect Call e já está disponível para diversos aparelhos de marcas que contam com parceria com a DialMyApp, como a Samsung e LG. A tecnologia também é compatível com os aplicativos de operadoras como a Claro, Tim, Nextel, Oi e Algar.

Novo recurso de proteção do app Itaú Unibanco vai combater os golpes das falsas centrais telefônicas.Novo recurso de proteção do app Itaú Unibanco vai combater os golpes das falsas centrais telefônicas.Fonte:  Itaú Unibanco/Divulgação 

O objetivo do banco é aumentar ainda mais a sua taxa de detecção de crimes, que atualmente está em 80%. Além disso, não apenas os usuários Android terão acesso à nova camada de proteção, mas, em breve, também os clientes do banco que utilizam o app para iOS.

De acordo com Adriano Volpini, diretor de Segurança Corporativa do Itaú Unibanco, este lançamento é apenas um entre vários que estão sendo preparados para 2024. O executivo disse que a empresa dobrou o investimento em segurança nos últimos cinco anos.

Segundo Flávia Pollo Nassif, cofundadora e CEO do DialMyApp Brasil, a empresa mantém uma parceria com 150 das principais empresas do país, com sua tecnologia de proteção de golpes digitais presente em mais de 100 milhões de dispositivos. A Protect Call é apenas um dos serviços da companhia, e foi exclusivamente criado para combater os golpes originados nas falsas centrais de atendimento.

Como habilitar o recurso

Para ativar o recurso, é necessário acessar os apps das operadoras e ativar as opções que permitem que a ferramenta intercepte as chamadas e emitam os alertas de segurança necessários.

É necessário dar as permissões nos apps das operadas para ativar o recurso de Protect Call.É necessário dar as permissões nos apps das operadas para ativar o recurso de Protect Call.Fonte:  Itaú Unibanco/Divulgação 

O recurso embutido no app do banco detecta tentativas de golpe durante uma ligação, exibe um aviso na tela do celular do usuário, com o logotipo e as cores do Itaú, e interrompe a chamada imediatamente.

Fonte