O candidato à reeleição para a Prefeitura de Sinop, Roberto Dorner (PL), aumentou em 37% as vagas em creches durante a sua gestão e quer investir ainda mais na primeira infância, com o programa Rede Cegonha.
O objetivo do novo programa é oferecer atenção integral à saúde materno-infantil, desde o pré-natal da mãe até o terceiro ano de vida da criança. Além do cuidado com a saúde dos bebês, Roberto tem o compromisso de ampliar ainda mais as vagas em creches em toda a rede, incluindo no Residencial Nico Baracat, para amparar as mães que precisam de cuidados com os filhos enquanto trabalham.
Assessoria
“Queremos garantir um acompanhamento ainda mais completo para as mães e seus bebês, desde o pré-natal até os primeiros anos de vida. É importante que, nessa fase, a criança tenha todo o suporte necessário para crescer saudável e amparada”, afirmou Dorner.
A gestão de Roberto construiu e entregou as EMEIs Camping Clube e Clara Teixeira, além de ter ampliado a EMEI Elizete Dallabrida. Com as unidades entregues, foram criadas 924 novas vagas em creches e pré-escola, de 0 a 5 anos, o que representa um aumento de 37%. No total, são 3.363 matrículas municipais em creches do município.
Cuidado materno-infantil na saúde
A paciente Josemilda Lacerda Tavares aguarda o nascimento do seu bebê com o acompanhamento pré-natal em dia, fornecido pela rede pública municipal. Ela veio do Pará para Sinop em busca de melhores condições de vida, e encontrou um lugar para trabalhar, formar sua família e prosperar.
“Eu fiquei muito surpresa com tudo que a saúde proporciona para a gente. É bem diferente do lugar que eu vim, que era bem difícil a questão de exames, de consultas médicas e acompanhamento. Recebi suporte emocional, que é a primeira coisa que a gente precisa. Todos os exames, eu fiz tudo pela UBS”, afirmou.
É para melhorar ainda mais esse atendimento, e concretizar a Rede Cegonha, que será ampliado o número de profissionais de saúde e fortalecida toda a rede de Unidades Básicas de Saúde (UBS) sob gestão municipal.
A ideia é que as gestantes sejam acompanhadas por uma equipe multidisciplinar, sempre na mesma unidade de saúde, que registrará o histórico médico das pacientes, permitindo uma identificação mais ágil de riscos e necessidades tanto para as mães quanto para os bebês.
“Precisamos de um cuidado especial com as mães e crianças de Sinop. Elas poderão contar com todo o atendimento necessário, com conforto e segurança. Isso fortalecerá a prevenção, evitando muitos problemas de saúde. Queremos garantir a saúde das próximas gerações”, destacou Dorner.
Durante todo o período de acompanhamento, as mães realizarão exames, consultas, receberão vacinas e terão acesso a outros procedimentos em um único local, o que garantirá um pré-natal completo e eficiente.
As gestantes também serão vinculadas a uma maternidade de referência, assegurando vagas e um local certo para o parto. Após o nascimento, a criança será acompanhada de perto até os três anos de idade. O controle incluirá registros de peso, altura, medicamentos e tratamentos em andamento, além de exames regulares para garantir seu pleno desenvolvimento.
A proposta atende à demanda crescente das mães de Sinop. Ao contrário do restante do Brasil, que registrou em 2024 o menor número de nascimentos nos últimos 45 anos, Sinop teve um aumento de nascimentos, que chegou a quase 3.545 em 2022, conforme os últimos dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).