Primo de presidente deposto em golpe no Gabão toma posse como presidente interino


General, primo do presidente deposto por grupo de militares, assumirá o controle do país, que sofreu golpe militar por denúncias de fraude nas eleições. Multidão aplaude comboio militar após declaração de golpe no Gabão
Um general que liderou o golpe militar no Gabão na semana passada tomou posse nesta segunda-feira (4) como presidente interino do país.
O novo líder, o general Brice Oligui Nguema, é primo do presidente deposto, Ali Bongo. Bongo havia vencido as eleições realizadas no país no fim de agosto, mas, alegando fraude nas eleições, o grupo de militares anunciou o golpe dias depois.
O Gabão, um dos maiores produtores de petróleo da África, tem mais de um terço da população abaixo da linha da pobreza, de acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU).
Nguema, que foi jurado ao cargo nesta manhã, deve ficar no poder por cerca de três anos, até a realização de novas eleições no país. O general anunciou ainda um referendo para uma nova Constituição no país.
O ASSUNTO: A influência russa na África e o que está por trás de golpes militares recentes
ENTENDA: O que está acontecendo e quem é Ali Bongo?
CONHEÇA: Ex-colônia francesa rica em petróleo é comandada há meio século pela mesma família
Disputa no Gabão
Civis celebram carro militar nas ruas de Porto Gentil, no Gabão, em 30 de agosto de 2023
Gaetan M-Antchouwet/via REUTERS
O Gabão tem 2,3 milhões de habitantes, dos quais mais de 30% vivem em condição de pobreza. O país foi governado pela família Bongo durante 56 anos, ou seja, todo o período depois de a nação se tornar independente da França.
Após o anúncio do golpe, na semana passada, centenas de pessoas foram às ruas em tom de comemoração pela saída de Bongo do poder – vídeos nas redes sociais mostram celebrações nas ruas.
Recentemente, o Níger também enfrentou um golpe. Uma junta militar tomou o poder no fim de julho. O país era uma das poucas democracias na região conhecida como Sahel – uma faixa no sul do deserto do Saara composta por dez países entre o Oceano Atlátinto e o Mar Vermelho.
Especialistas afirmam que a África tem se tornado um campo de batalha entre a Rússia e o Ocidente, com disputa por influência na região do Sahel. Recursos naturais abundantes em alguns países africanos são um ponto importante no interesse pela região.
Mapa mostra a localização geográfica de Gabão
Arte g1
Militares tomam poder em golpe de Estado no Gabão

Fonte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *