Na região Sul, a quarta-feira (3) será ensolarada, com uma frente fria avançando sobre o Rio Grande do Sul, mas sem força para causar geadas. De acordo com o meteorologista do Canal Rural, Arthur Müller, as mínimas variam entre 12 °C e 13 °C nos três estados do Sul, com temperaturas subindo gradativamente nos próximos dias, especialmente no norte do Paraná, onde as máximas podem ultrapassar 25 °C.
A chuva prevista para os próximos cinco dias, com volumes de 30-40 mm, ajudará a manter a umidade do solo na região.
No Centro-Oeste, o predomínio será de sol, com mínimas se elevando e sem previsão de frio. No sul de Mato Grosso do Sul, a mínima será de 18°C, enquanto em Aragarças (GO) as máximas podem alcançar 33 °C nos próximos dias. Mato Grosso também espera temperaturas máximas de 33 °C, com tempo seco favorecendo os trabalhos em campo.
No Nordeste, as chuvas se concentrarão na faixa litorânea, sem volumes significativos, permitindo que os trabalhos em campo sigam normalmente no interior da Bahia, centro-sul do Piauí e centro-sul do Maranhão. Em Iguatu (CE), as máximas chegarão a 33 °C, podendo atingir 36 °C no sul do Piauí.
Na região Norte, a chuva se concentrará na faixa norte, enquanto Acre, Rondônia e Tocantins terão tempo ensolarado, com calor predominante aumentando o risco de incêndios. Em Santarém, no noroeste do Pará, haverá chuvas nos próximos dias. As máximas ainda alcançarão de 33 °C a 34 °C em Roraima e 35°C no Tocantins. As chuvas em Rondônia, embora aliviando o estresse térmico no gado, serão insuficientes para recuperar as pastagens.
Müller concluiu que o frio no Centro-Sul deve perder força nos próximos dias, com temperaturas voltando a subir e sem previsão de novas massas de ar frio.